Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6407
Título: | Política de formação continuada de professores/as da educação infantil no ensino remoto no período da pandemia covid-19. |
Título(s) alternativo(s): | Continuing training policy for early childhood education teachers in remote teaching in the period of the covid-19 pandemic. |
Autor(es): | FONTE, Marineide da Costa |
Palavras-chave: | pandemia ovid-19; formação continuada; ensino e aprendizagem; covid-19 pandemic; continuing education; teaching and learning. |
Data do documento: | 21-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Esta pesquisa estudou a importância da formação continuada de professores da educação infantil, pois a constante formação possibilitará aos mesmos a aquisição de novos saberes e metodologias de ensino de forma que contribua com o ensino-aprendizagem. A pandemia causada pela COVID-19, trouxe mudanças em todos os cenários, políticos, social, econômico e, claro, pedagógico. Nessa direção, o trabalho objetivou analisar a política de formação continuada de professores da educação infantil durante a pandemia COVID-19. O estudo permitiu a conhecer, com base nas respostas das professoras que participaram da pesquisa de campo por meio do questionário, a importância e a necessidade da formação continuada que aborde diversas questões pedagógicas, entre elas, como mediar as aprendizagens das crianças através das tecnologias virtuais, como realizar a avaliação do desenvolvimento das crianças e como organizar planejamentos e atividades lúdicas para a modalidade de ensino remoto. O estudo mostrou, também, que através da educação continuada os professores aprimoram conhecimentos e se sentem mais seguros para desenvolver suas atividades em meio aos contextos educacionais que sem apresentam para a docência.__ABSTRACT: This research studied the importance of continuing education teachers' training children, as constant training will enable them to acquire new knowledge and teaching methodologies in a way that contributes to teaching and learning. the pandemic caused by COVID-19, brought changes in all scenarios, political, social, economic and, of course, pedagogical. In this direction, the work aimed to analyze the training policy continued education of early childhood education teachers during the COVID-19 pandemic. The study allowed us to know, based on the answers of the teachers who participated in the field through the questionnaire, the importance and need for continuing education that address several pedagogical issues, including how to mediate children's learning through virtual technologies, how to carry out the evaluation of children's development and how to organize planning and playful activities for the remote teaching modality. O study also showed that through continuing education teachers improve knowledge and feel safer to develop their activities in the midst of educational contexts that are not present for teaching. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6407 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marineide_Costa_Fonte.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 614,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.