Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6415
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dc.contributor.authorSILVA, Emilia Araujo-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:15:34Z-
dc.date.available2023-06-07T13:15:34Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6415-
dc.descriptionThe teaching of Chemistry is essential for the student to develop knowledge that is necessary for their daily survival. However, the act of teaching the contents that make up this discipline is still based on the individualized teaching modality and thus uses outdated techniques. This fact can be explained by the lack of continuing education courses for teachers, modern didactic resources and technological devices on their part, the students and the school. And this became clearer with the emergence of the Covid-19 pandemic, at the beginning of 2020. Concerning this situation, we tried to use selected posts taken from Insta-gram as a didactic resource, to then compare this method with a lecture-only class; aiming to verify the learning of the hydrocarbon content. For this, a lecture-only class was applied at first; and in another, one that used the proposed educational strategy. At the end of this, a questionnaire was submitted to verify the scope of the objectives. The research was developed with students from a school in the city of São José de Ribamar - MA. The results obtained revealed that the two techniques were accepted and contributed, at some level, to the students' learning, with the second technique being seen as necessary to collaborate with the diversification of the main teaching method, despite this requiring availability of time for the choice of posts.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Química é essencial para que o aluno possa desenvolver conhecimentos que são necessários para sua sobrevivência diária. Porém, o ato de ensinar os conteúdos que compõem essa disciplina, ainda se baseia na modalidade de ensino individualizado e com isso utiliza técnicas também defasadas. Tal fato pode ser explicado pela carência de cursos de formação continuada para professores, recursos didáticos modernos e aparatos tecnológicos por parte deles, dos alunos e da escola. E isso tornou-se mais nítido com o surgimento da pandemia de Covid – 19, no início de 2020. Preocupando-se com essa situação, buscou-se utilizar posts selecionados e retirados do Instagram como recurso didático, para então comparar esse método com uma aula apenas expositiva; visando verificar a aprendizagem do conteúdo hidrocarbonetos. Para isso, aplicou-se uma aula apenas expositiva em um primeiro momento; e em outro, uma que utilizava a estratégia educacional proposta. Ao final disto, submeteu-se um questionário com o intuito de verificar o alcance dos objetivos. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos de uma escola do município de São José de Ribamar - MA. Os resultados obtidos revelaram que as duas técnicas foram aceitas e contribuíram, em algum nível, para o aprendizado dos estudantes, com a segunda técnica sendo vista como necessária para colaborar com a diversificação do principal método de ensino, apesar desta requerer disponibilidade de tempo para a escolha dos posts.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectredes sociais;pt_BR
dc.subjectpostspt_BR
dc.subjectChemistry teaching;pt_BR
dc.subjectsocial networks;pt_BR
dc.subjectpostspt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DE POSTS RETIRADOS DO INSTAGRAM, PELO PROFESSOR, COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA DURANTE AULA REMOTApt_BR
dc.title.alternativeTHE USE OF POSTS TAKEN FROM INSTAGRAM, BY THE TEACHER, AS A TEACHING RESOURCE FOR CHEMISTRY TEACHING DURING REMOTE CLASSROOMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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