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http://hdl.handle.net/123456789/6416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | CARDOSO, Geyza Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T13:22:30Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T13:22:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6416 | - |
dc.description | In short, SARS-COV is the coronavirus-causing virus, which was given the technical name COVID-19 in which it was responsible for the ongoing pandemic that began in 2020, killing thousands of people worldwide. Due to this pandemic, there was the closure of educational institutions, and all the dynamics of classes had to be adapted from face-to-face teaching to remote teaching, with this, it is believed that the quality of teaching was compromised. The objective of this study was to verify the performance of students of higher education courses in the chemistry area of the Federal University of Maranhão - UFMA, besides analyzing the perspectives of remote education in the same institution. The methodology used was the data collection elaborated from a Google Forms available on Google forms, containing multiple choice questions aimed at the remote/hybrid teaching of chemistry, applied to students of the courses of Chemistry Degree, Chemistry Bachelor's Degree, Chemical Engineering and Industrial Chemistry of UFMA. According to the results, 70.20% of the students said that the educational institution made internet available in the pandemic, and many students stressed dissatisfaction with the institution's products. They also pointed out that in remote classes mental health, physical health and teacher-student interaction was significantly affected during the pandemic period. Most students agree that the experimental chemistry classes were unsatisfactory for their learning, because Chemistry is an Experimental Science, one should study it in person. So, it can be concluded that these students feel overwhelmed or cannot follow chemistry subjects remotely, needing more adaptation. Public institutions also need more investments in this area, because they serve students in social vulnerability, many of them do not have access to the appropriate devices or the internet of sufficient quality. In addition, the teacher has a fundamental role in this context, inserting these technologies as a methodology to improve teaching-learning, since technology is increasingly present in the educational environment. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em síntese, SARS-COV, é o vírus causador do coronavírus, que recebeu o nome técnico COVID-19 no qual foi responsável pela pandemia em curso que iniciou em 2020, matando milhares de pessoas em todo mundo. Devido à essa pandemia, ocorreu o fechamento das instituições de ensino, e toda a dinâmica de aulas precisou ser adaptada do ensino presencial para o ensino remoto, com isso, acredita-se que a qualidade do ensino ficou comprometida. Objetivou-se com este estudo verificar o desempenho dos alunos dos cursos superiores da área de Química da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, além de analisar quais são as perspectivas do ensino remoto na mesma instituição. A metodologia utilizada foi a coleta de dados elaborada a partir de um Formulários Google disponível no Google Forms, contendo perguntas de múltipla escolha voltadas para o ensino remoto/híbrido de química, aplicadas aos alunos dos cursos de Química Licenciatura, Química Bacharelado, Engenharia Química e Química Industrial da UFMA. De acordo com os resultados verificou-se que 70,20% dos alunos disseram que a instituição de ensino disponibilizou internet na pandemia, e muitos estudantes frisaram a insatisfação com os produtos da instituição. Também destacaram que nas aulas remotas a saúde mental, física e a interação professor-aluno foi afetada significativamente no período da pandemia. A maioria dos alunos concordam que as aulas experimentais de química foram insatisfatórias para a aprendizagem deles, pois a Química é uma Ciência Experimental, deve-se estudá-la de forma presencial. Então, pode-se concluir que esses alunos se sentem sobrecarregados ou não conseguem acompanhar os assuntos de química remotamente, precisando de mais adaptação. As instituições públicas também necessitam de mais investimentos nessa área, pois atendem estudantes em vulnerabilidade social, muitos desses não têm acesso aos dispositivos adequados ou à internet de qualidade suficiente. Além disso, o professor tem um papel fundamental nesse contexto, inserir essas tecnologias como metodologia para melhorar ensino-aprendizagem, visto que a tecnologia está cada vez mais presente no meio educacional. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação; | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Education; | pt_BR |
dc.subject | Teaching-Learning; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | pt_BR |
dc.title | Química um curso superior: uma avaliação dos impactos e consequências do ensino-aprendizado em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Chemistry a higher education course: an assessment of impacts and consequences of teaching-learning in times of pandemic | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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