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http://hdl.handle.net/123456789/6417
Título: | CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE ITINERÁRIO FORMATIVO: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL |
Título(s) alternativo(s): | CREATIVITY IN THE TRAINING OF A TRAINING ITINERARY SUBJECT: PERCEPTION OF STUDENTS AT A FULL-TIME SCHOOL |
Autor(es): | SANTOS, Hugo Mendonça |
Palavras-chave: | Novo Ensino Médio; Eletiva; Práticas Educativas. New High School; Elective; Educational Practices |
Data do documento: | 29-Jul-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Em período pandêmico, o professor do Ensino Médio, em particular o de Química, tem como desafio maior integralizar os alunos nas disciplinas do Novo Ensino Médio, visto que passamos por quase 2 anos em aulas online e com estas, muitas ações de rotinas foram perdidas. O professor na atualidade de certa forma tem como foco despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas e desenvolver o conteúdo de forma que ele saiba como aplicar o conhecimento em seu cotidiano. Esta pesquisa objetiva apresentar as percepções dos alunos do 2º ano de uma escola, especificamente em uma disciplina de Itinerários Formativos (IF), intitulada “Receitas de Poções Mágicas”, realizada no primeiro semestre de 2022, em uma escola pública estadual de tempo integral. Seus objetivos específicos são: refletir sobre a educação na contemporaneidade; identificar como os alunos associam as práticas laboratoriais com a disciplina IF escolhida e sinalizar as demandas encontradas. Pretende-se responder à questão: A disciplina “Receitas de Poções Mágicas” foi importante no direcionamento de suas competências e habilidades? Para responder essa questão, foi adotada a metodologia baseada em leis e documentos norteadores em relação ao Novo Ensino Médio. Quanto à legislação, consideramos a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (UNESCO, 1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996) e a Lei 13.415 de 16.2.2017 que promoveu alterações na proposta da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Esses documentos sinalizam o direito à educação para todos e apresentam orientações para as práticas pedagógicas. Os resultados obtidos por meio de questionário aplicado no google Forms. Os questionários, foram desenvolvidos seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa, possibilitando, assim, levantar opiniões e as crenças dos alunos participantes em relação a eletiva ofertada. |
Descrição: | In a pandemic period, the high school teacher, in particular chemistry, has as a greater challenge to complete students in the disciplines of New High School, since we spent almost 2 years in online classes and with these, many routine actions were lost. The teacher nowadays has the focus of awakening the interest of students in the disciplines and developing the content so that he knows how to apply knowledge in his daily life. This research aims to present the perceptions of the 2nd year students of a school, specifically in a discipline of Formative Itineraries (IF), entitled "Recipes of Magic Potions", held in the first semester of 2022, in a full-time state public school. Its specific objectives are: to reflect on education in contemporary times; identify how students associate laboratory practices with the chosen IF discipline and signal the demands encountered. It is intended to answer the question: Was the discipline "Recipes of Magic Potions" important in directing your skills and abilities? To answer this question, the methodology based on laws and guidelines in relation to new high school was adopted. Regarding the legislation, we consider the World Declaration on Education for All (UNESCO, 1990), the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDBEN (BRAZIL, 1996) and Law 13.415 of 16.2.2017 that promoted changes in the proposal of the Law of Guidelines and Bases (LDB). These documents signal the right to education for all and provide guidance for pedagogical practices. The results obtained through a questionnaire applied in google Forms. Both questionnaires were developed following the qualitative research methodology, thus enabling us to raise opinions and beliefs of the participating students in relation to the elective offered. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6417 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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