Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMUNIZ, Juliana Costa-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:46:15Z-
dc.date.available2023-06-07T13:46:15Z-
dc.date.issued2022-02-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6419-
dc.descriptionFaced with two events that we experienced in 2020, where the main scenario was the covid 19 pandemic, education, among other segments, had to adapt to new realities, among them the use of two technological resources associated with the National Curricular Common Base ( BNCC.) and the New High School. This research aims to present the Learning Assessment Process, in a state public school, on a full-time basis, located in the city of São Luís - MA, in times of the covid 19 pandemic. Its specific objectives are: to reflect on the digital platforms as teaching tools for experimental applicability during the pandemic period; identify the descriptors outlined in the evaluations of the 4 semesters associating the previously established contents; to verify possible ways to improve the teaching and learning process, both from the point of view of two students and two teachers, through the use of accompanying tables and graphs. It intends to answer the question: How was the assessment of learning during the period of the covid 19 pandemic in this respective school? To answer this question, a qualitative methodology was adopted, as its approach, according to the Systematic Review of Literature, as its procedure. Its foundation is based on authors who discuss related topics ― Mizukami (1986), Luckesi (2002), Kraemer (2005), Vasconcelos (2011), Libâneo (2017), among others. Four (4) estimates were made in each bimester, in which these forms attached to Google Forms for students will respond through questionnaires. The results obtained were analyzed through the monitoring of learning. In relation to the media, two correct answers by degree of difficulty. In the last semester, it was observed that class 100 obtained the highest score of correct answers by two students, in relation to the issues faced, which was 67.24%, while class 101 obtained 64.06%, followed by class 102 with 62.93%. . I noticed that in the first two months we were adapting to the new assessment model and also to the online test application system and that the percentage of correct answers increased in the subsequent semesters with the face-to-face classes.pt_BR
dc.description.abstractDiante dos fatos que vivenciamos no ano de 2020, onde o marco principal foi a pandemia da covid 19, a educação entre outros segmentos, teve que se adaptar a novas realidades, dentre elas o uso dos recursos tecnológicos associados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Novo Ensino Médio. Esta pesquisa objetiva apresentar o Processo de avaliação da aprendizagem, em uma escola pública estadual, com o regime de tempo integral, localizada na cidade de São Luís - MA, em época de pandemia da covid 19. Seus objetivos específicos são: refletir sobre plataformas digitais como ferramentas de ensino para aplicabilidade das provas, durante o período de pandemia; identificar os descritores delineados nas 4 avaliações do semestre associando aos conteúdos preestabelecidos; verificar potenciais formas de melhorar o processo de Ensino e aprendizagem tanto na visão dos discentes, quanto dos docentes, através do uso de tabelas e gráficos de monitoramento. Pretende-se responder à questão: Como foi feita a avaliação da aprendizagem durante o período da pandemia da covid 19 nesta respectiva escola? Para responder a esta questão, foi adotada a metodologia qualitativa, quanto à sua abordagem, em consonância com a Revisão Sistemática da Literatura, quanto ao seu procedimento. Sua fundamentação apoia-se em autores que versam sobre temas afins ― Mizukami (1986), Luckesi (2002), Kraemer (2005), Vasconcelos (2011), Libâneo (2017), entre outros. Foram elaboradas quatro (4) avaliações em cada bimestre, em que estas foram anexadas ao Google Forms para os estudantes responderem por meio de questionários. Os resultados obtidos foram analisados através do monitoramento da aprendizagem. Em relação à média dos acertos por grau de dificuldade. No último semestre, observou-se que a turma 100 obteve a maior pontuação de acertos dos alunos, em relação às questões fáceis que foi de 67,24%, enquanto a turma 101 obteve 64, 06%, seguido da turma 102 com 62,93%. Observou-se que nos primeiros bimestres foram de adaptação ao novo modelo de avaliação e também ao sistema de aplicação de provas online e que as percentagens de acertos foram aumentando nos semestres subsequentes com as aulas presenciais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAvaliação;pt_BR
dc.subjectDescritores;pt_BR
dc.subjectEducação na Pandemiapt_BR
dc.subjectEvaluation;pt_BR
dc.subjectdescriptors;pt_BR
dc.subjectEducation in the Pandemicpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA PLATAFORMA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRALpt_BR
dc.title.alternativeEVALUATION OF LEARNING IN CHEMISTRY TEACHING IN BASIC EDUCATION THROUGH THE DIGITAL PLATFORM IN PANDEMIC TIMES IN A FULL-TIME SCHOOLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA_COSTA_MUNIZ_tcc.pdfTCC de Graduaçao1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.