Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6424
Título: PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS: uma visão do aluno de ensino médio
Título(s) alternativo(s): HOUSEHOLD CHEMICAL PRODUCTS: a view of the teaching student average
Autor(es): EVERTON, Malrinice de Jesus Sanches
Palavras-chave: produtos de limpeza;
ensino de química;
interpretação de rótulos
cleaning products;
chemistry teaching;
label interpretation
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Os produtos químicos são utilizados largamente no cotidiano, principalmente, os produtos de limpeza, nesses produtos contêm substâncias que podem causar sérios riscos à saúde e gerar impactos ambientais. O principal objetivo deste trabalho foi analisar o quanto o aluno de ensino médio conhece a respeito dos produtos químicos domésticos e as substâncias que são manipuladas em casa. A pesquisa foi feita por meio de um questionário via Google Forms com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, e ainda foi feito um levantamento bibliográfico em duas plataformas de pesquisa (Google Acadêmico e Periódicos Capes) sobre “a interpretação de rótulos como metodologia no Ensino da Química” para encontrar artigos nos últimos 5 anos. Os resultados apontam que há poucos trabalhos acadêmicos a respeito da temática nos últimos cinco anos, havendo certo desinteresse pelo assunto, e que o Ensino da Química precisa do uso de metodologia ativas. Quanto ao questionário observou-se que a maioria dos alunos concorda que as substâncias dos produtos de limpeza e similares são danosas a saúde. Parte dos alunos até admitem que faltam mais informações sobre os riscos de manipulação e descarte dessas substâncias e seus recipientes no meio. Então, é necessário que os professores da área de química ensinem através de atividades de leitura de rótulos, atividades experimentais e palestras educativas com intuito de conscientizar os jovens a respeito desse tema. Ensinar que substância está em determinada produto de limpeza, como manipular e quais os seus malefícios a pessoa que as manipula sem um equipamento de proteção.
Descrição: Chemical products are widely used in everyday life, especially cleaning products, products that contain substances that can cause serious risks to health and environmental impacts. The main objective of this work was to analyze how much the high school student knows about chemical products and substances that are handled at home. The research was carried out through a search using Google Forms with two third-year high school students, and a bibliographic survey was carried out on platforms (Google Academic and Capes Periodicals) on "the interpretation of labels as a methodology in the Teaching of Chemistry” to find articles in the last 5 years. The results show that there are few works related to Chemistry on the subject in the last few years, with a lack of interest in the subject, and that Teaching needs the method of active methodology. Most students agree that substances in cleaning products and the like are harmful to health. Some of the students admit that more information is lacking on the risks of handling and disposing of these substances and containers in the middle. So, it is necessary that chemistry teachers teach through label reading activities to make young people aware of this topic and teach that the substance is determined as a cleaning product, as a handler and what are its harms to the person who handles it without protective equipment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6424
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MALRINICE_DE_JESUS_SANCHES_EVERTON_tcc.pdfTCC de Graduação634,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.