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http://hdl.handle.net/123456789/6426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SERRA, Ubirael Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T14:36:35Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T14:36:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6426 | - |
dc.description | Awakening students' interest in knowledge is an arduous task, so the teacher must seek new ways to succeed in this task, recreational activities have been the target of researchers, among them the game for being an activity, motivating aligning in a pleasant way. knowledge, in addition to the fact that a new profile of students is being formed in high school, and it is necessary for the individual to have good group interaction, critical sense, capable of dealing with defeats and successes, in addition to knowing how to recognize their emotions and those of others close to them. The present research presents the elaboration and application of the game “Cartas Químicas”, inspired by card games such as YU GI OH by konami and Pokémon Trading Card Game. The research was carried out through the qualitative method, where the data collection was done through questionnaires and observations. The participants of the research of the state school, the IEMA - unit Gonçalves Dias, located in the city of São Luís- MA were twelve students of the second year of high school. From the results it can be seen that the objectives were achieved, where the result in the questionnaires reached up to 100% of correct answers in two questions, demonstrating that the game can be used for better effectiveness of the inorganic functions content, being an alternative to minimize the difficulties teacher's role in motivating students in the classroom. | pt_BR |
dc.description.abstract | Despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento é uma tarefa árdua, diante disso o professor deve buscar de novos meios para ter êxito nessa tarefa, as atividades lúdicas tem sido alvo de pesquisadores, dentre elas o jogo por ser uma atividade, motivadora alinhando de forma prazerosa o conhecimento, além de que um novo perfil de alunos está sendo formado no ensino médio, sendo necessário que o indivíduo tenha boa interação em grupo, senso crítico, capaz de lidar com derrotas e sucessos, além de saber reconhecer suas emoções e de outros próximos. A presente pesquisa apresenta a elaboração e aplicação do jogo “Cartas Químicas”, inspirado em jogos de cartas como YU GI OH da konami e Pokémon Trading Card Game. A pesquisa foi realizada através do método qualitativo, onde o levantamento de dados foi feito através de questionários e observações. Os participantes da pesquisa da escola estadual, o IEMA – unidade Gonçalves Dias, localizado na cidade de São luís- MA foram doze alunos do segundo ano do ensino médio. A partir dos resultados pode se constatar que os objetivos foram alcançados, onde o resultado nos questionários chegou até 100% de acerto em duas questões, demostrando que o jogo pode ser utilizado para melhor eficácia do conteúdo funções inorgânicas, sendo uma alternativa para minimizar as dificuldades do professor em motivar os alunos em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Jogos; | pt_BR |
dc.subject | Funções inorgânicas; | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Letters; | pt_BR |
dc.subject | Inorganic Functions; | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.title | CARTAS QUÍMICAS: uma proposta de ensino lúdico | pt_BR |
dc.title.alternative | CHEMICAL CARDS: a ludic teaching proposal | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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UBIRAEL_RIBEIRO_SERRA_tcc.pdf | TCC de Graduação | 716,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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