Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6433
Título: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS DE ALTO PADRÃO
Título(s) alternativo(s): CONSUMER BEHAVIOR OF HIGH STANDARD RESIDENTIAL DEVELOPMENTS
Autor(es): FERREIRA, Laryssa Beatriz Moreira Buna
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor;
Mercado Imobiliário;
Empreendimento;
Alto Padrão;
Covid-19
Consumer Behavior;
Real estate market;
Enterprise;
High standard;
Covid-19
Data do documento: 21-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico sobre o mercado consumidor de empreendimentos de alto padrão no decorrer da pandemia de Covid-19. A revisão bibliográfica foi pautada em artigos de referência e publicações de instituições como Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e Sinduscon. Foram abordados os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor, com ênfase nos aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Foram ainda apresentadas as características e o cenário do mercado imobiliário de alto padrão durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Verificou-se que o mercado paulista e carioca se mantiveram em alta durante todo o período, com aumento dos lançamentos, vendas e valorização do m² nos bairros considerados tradicionalmente de alto poder aquisitivo. Conclui-se então que a pandemia impactou positivamente o mercado imobiliário de alto nível no país, com destaque para as principais capitais do sudeste brasileiro.
Descrição: The general objective of this research was to carry out a bibliographical survey on the consumer market of high-end developments during the Covid-19 pandemic. The bibliographic review was based on reference articles and publications from institutions such as the Brazilian Association of Real Estate Credit and Savings Entities (ABECIP), the Brazilian Association of Real Estate Developers (Abrainc) and Sinduscon. The factors that influence consumer buying behavior were addressed, with emphasis on cultural, social, personal and psychological aspects. The characteristics and scenario of the high-end real estate market during the Covid-19 pandemic in Brazil were also presented. It was found that the market in São Paulo and Rio de Janeiro remained high throughout the period, with an increase in launches, sales and m² appreciation in neighborhoods traditionally considered to have high purchasing power. It is therefore concluded that the pandemic had a positive impact on the high-end real estate market in the country, with emphasis on the main capitals in southeastern Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6433
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Imobiliárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laryssa_Beatriz_Moreira_Buna_Ferreira_tcc.pdfTCC de Graduação430,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.