Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6439
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dc.contributor.authorFERREIRA, Valmerson Jorge-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:03:25Z-
dc.date.available2023-06-12T12:03:25Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6439-
dc.description.abstractRESUMO Quando falamos sobre inclusão, a priori, associamos de imediato à ação de inserir os alunos do público-alvo da educação especial (PAEE), nas salas de aulas regulares, e, consequentemente, o cumprimento do que orientam as Leis educacionais. No entanto, devemos abordar essa temática com o verdadeiro sentido de incluir, o que transcende o fato de apenas colocá-los em salas comuns, mas criar verdadeiros espaços inclusivos e equitativos, promovendo assim o desenvolvimento educacional deste público. Dentre os constituintes do PAEE, nos concentramos nas pessoas com surdez, e seu processo de escolarização, partindo da prática docente e das ações destes educadores com vistas a contribuir para a escolarização destes estudantes, e, por fim, ao sucesso escolar. Nesse sentido, partimos da seguinte problemática: quais estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos vêm sendo utilizadas pelos professores no município de Grajaú? Na sequência, delineou-se como objetivo central, investigar as estratégias metodológicas utilizadas por professores de alunos surdos na rede regular de ensino no município de Grajaú- MA. Para tanto, o caminho metodológico traçado neste estudo, traz como natureza, a abordagem qualitativa, do tipo descritiva, recorremos também a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), para uma sustentação teórica conectada com as singularidades do público deste estudo, a saber: Quadros e Schmiedt (2006); Lacerda (2006); Santos (2012); Perlin; Strobel, (2008), dentre outros. Na sequência, adotou-se como instrumentos de coletas de dados, o questionário e a entrevista. Os participantes foram 8 (oito) professores de 3 (três) escolas da rede municipal de Grajaú, que atuam com alunos surdos nas escolas regulares. Após a coleta de dados, deu início as análises e o tratamento do corpus, para isso, adotamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para a produção de dados. Constata-se, por meio dos dados, fortes lacunas nesse processo de ensino e aprendizagem no município envolvido, com inferência maior, na falta de recursos didáticos para a aplicação de métodos assertivos, e a ausência de qualificação dos profissionais envolvidos diretamente com a escolarização destes estudantes, a realidade local, vem fortalecendo dados quantitativos assustadores em relação ao número de surdos não escolarizados, muito deles, não conseguindo traçar o seu percurso acadêmico como os demais estudantes. Outro agravante, são profissionais atuantes com este grupo, sem conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as especificidades oriundas dessa população. Espera-se que esta pesquisa, incentive outras abordagens científicas, influenciem os professores a buscarem qualificações sobre essa língua, identidade e cultura surda, para que a sua ação didática atenda às necessidades educacionais destes alunos surdos. E mais, que o poder público municipal reconheça o seu importante papel junto as escolas, visando viabilizar o sucesso escolar destes estudantes e, que a realidade de Grajaú-MA comece a trilhar caminhos verdadeiramente inclusivos para os discentes com surdez.__ABSTRACT When we talk about inclusion, a priori, we immediately associate it with the action of inserting students from the special education target audience (PAEE), in regular classrooms, and, consequently, compliance with the guidelines of educational laws. However, we must approach this theme with the true sense of inclusion, which transcends the fact of just placing them in common rooms, but creating true inclusive and equitable spaces, thus promoting the educational development of this public. Among the constituents of the PAEE, we focused on people with deafness, and their schooling process, starting from the teaching practice and the actions of these educators with a view to contributing to the schooling of these students, and, finally, to school success. In this sense, we start from the following problem: what methodological strategies for teaching deaf students have been used by teachers in the municipality of Grajaú? Next, the central objective was to investigate the methodological strategies used by teachers of deaf students in the regular teaching network in the city of Grajaú-MA. For that, the methodological path traced in this study, brings as nature, the qualitative approach, of the descriptive type, we also used the Systematic Literature Review (SLR), for a theoretical support connected with the singularities of the public of this study, namely: Quadros and Schmiedt (2006); Lacerda (2006); Santos (2012); Perlin; Strobel, (2008), among others. Next, the questionnaire and interview were adopted as instruments for data collection. The participants were 8 (eight) teachers from 3 (three) schools in the municipal network of Grajaú, who work with deaf students in regular schools. After data collection, the analysis and treatment of the corpus began, for which we adopted Bardin's Content Analysis (2011) for data production. It is verified, through the data, strong gaps in this teaching and learning process in the municipality involved, with greater inference, in the lack of didactic resources for the application of assertive methods, and the lack of qualification of the professionals directly involved with the schooling of these students, the local reality, has been strengthening frightening quantitative data in relation to the number of uneducated deaf people, many of them, not being able to trace their academic path like the other students. Another aggravating factor is professionals working with this group, without knowledge of the Brazilian Sign Language (Libras) and the specificities arising from this population. It is hoped that this research, encourage other scientific approaches, influence teachers to seek qualifications about this language, identity and deaf culture, so that their didactic action meets the educational needs of these deaf students. And more, that the municipal public power recognizes its important role with the schools, aiming to make possible the academic success of these students and that the reality of Grajaú-MA begins to tread truly inclusive paths for students with deafness.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectestratégias metodológicas;pt_BR
dc.subjectlibras;pt_BR
dc.subjectensino e aprendizagem;pt_BR
dc.subjectmethodological strategies;pt_BR
dc.subjectpounds;pt_BR
dc.subjectteaching and learning.pt_BR
dc.titleEstratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos no município de Grajaú-MApt_BR
dc.title.alternativeMethodological strategies in the teaching and learning process of deaf students in the city of Grajaú-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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