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http://hdl.handle.net/123456789/6459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | DIAS, Mayara Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T17:34:27Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T17:34:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6459 | - |
dc.description.abstract | RESUMO O presente estudo veio do trabalho desenvolvido no Laboratório de Arqueologia – LARQ, localizado na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, enquanto trabalhava como estagiária, realizando ilustrações representativas dos artefatos indígenas estudados e analisados no laboratório. Muitas peças mantiveram preservadas as suas pinturas, enquanto outras sofreram com o desgaste do tempo e do ambiente, dificultando a leitura de seus grafismos. A partir de então, é relatado de que forma o trabalho de representação gráfica foi realizado e que ferramentas foram utilizadas. Como uma forma de facilitar a visualização dessas pinturas, um estudo envolvendo o ajuste de Brilho e Contraste presente em programas de edição de imagens também foi desenvolvido e analisado, e, no desfecho, foi apresentado o resultado desse estudo e da pesquisa em geral, falando sobre a importância que a construção de representações gráficas de peças arqueológicas indígenas da Baixada Maranhense podem trazer para o conhecimento sobre o passado, entendendo mais sobre a história do Maranhão, preservando e respeitando a memória de civilizações que viveram há muitos anos antes de nós.___ABSTRACT The present study came from the work developed at the Laboratório de Arqueologia - LARQ, located at the Universidade Federal do Maranhão - UFMA, while working as an intern, making illustrations representative of the indigenous artifacts studied and analyzed in the laboratory. Many pieces have preserved their paintings, while others have suffered from the wear and tear of time and the environment, making it difficult to read their graphics. From then on, it is reported how the work of graphic representation was carried out and what tools were used. As a way of facilitating the visualization of these paintings, a study involving the adjustment of Brightness and Contrast present in image editing programs was also developed and analyzed, and, in the outcome, the result of this study and of the research in general was presented, speaking about the importance that the construction of graphic representations of indigenous archaeological pieces from the Baixada Maranhense can bring to the knowledge about the past, understanding more about the history of Maranhão, preserving and respecting the memory of civilizations that lived many years before us. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | edição de imagem; | pt_BR |
dc.subject | ilustrações; | pt_BR |
dc.subject | artefatos indígenas; | pt_BR |
dc.subject | image editing; | pt_BR |
dc.subject | illustrations; | pt_BR |
dc.subject | indigenous artifacts. | pt_BR |
dc.title | Design e arqueologia: metodologia sobre representações gráficas | pt_BR |
dc.title.alternative | Design and archeology: methodology on graphic representations | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mayara_Rocha.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 4,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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