Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6460
Título: | Taxonomia de Bloom Revisada: fundamentação e aplicação na análise de algumas questões de Química |
Título(s) alternativo(s): | Revised Bloom's Taxonomy: rationale and application in the analysis of some Chemistry issues |
Autor(es): | CORRÊA, Sara Raquel Ramos |
Palavras-chave: | Taxonomia de Bloom; Taxonomia revisada de Bloom; Avaliação escolar; Prova escrita; Ensino Médio; Ensino de Química; Desenvolvimento cognitivo Bloom's Taxonomy; Bloom's revised taxonomy; School assessment; Written test; High school; Chemistry teaching; Cognitive development |
Data do documento: | 16-Dez-2020 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Avaliar é uma prática pedagógica frequente e importante no processo de escolarização. Dentre outras coisas, pode revelar as fragilidades e alcances do trabalho já realizado, apontar necessidades de intervenção (conteúdos e de adequação de métodos de ensino), definir políticas educacionais, etc. Apesar desta essencialidade, da indissociabilidade que deve haver entre avaliação e prática docente, ela nem sempre atende aos objetivos da aprendizagem, servindo de recurso subsidiário à ação pedagógica, limitando-se a hierar- quizar os alunos em conformidade com a capacidade de retenção de conteúdos. Este ar- tigo apresenta uma contribuição, à luz da Taxonomia revisada de Bloom, na análise de questões de provas escritas de Química, aplicadas nos 1º e 2º anos em uma Escola Pública de São Luís do Maranhão. Os resultados indicam uma prevalência de itens classificados nos níveis inferiores do domínio cognitivo da Taxonomia (lembrar, entender e aplicar) e uma quase ausência de itens nos níveis mais elevados (analisar, avaliar e criar). Estes resultados reafirmam a prática da avaliação como instrumento de hierarquização do saber e nos convida a repensar nossa prática avaliativa. |
Descrição: | Evaluating is a frequent and important pedagogical practice in the schooling process. Among other things, it can reveal the weaknesses and scope of the work already done, point out intervention needs (contents and adequacy of teaching methods), define educational policies, etc. Despite this essentiality, the indissociability that must exist between assessment and teaching practice, it does not always meet the learning objectives, serving as a subsidiary resource to the pedagogical action, limiting itself to hierarchizing students in accordance with the ability to retain content . This article presents a contribution, in the light of Bloom's revised Taxonomy, in the analysis of questions in written Chemistry tests, applied in the 1st and 2nd years in a Public School in São Luís, Maranhão. The results indicate a prevalence of items classified in the lower levels of the Taxonomy cognitive domain (remember, understand and apply) and an almost absence of items in the higher levels (analyse, evaluate and create). These results reaffirm the practice of assessment as an instrument for hierarchizing knowledge and invite us to rethink our assessment practice. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6460 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SARA_RAQUEL_RAMOS_CORREA_tcc.pdf | TCC de Graduação | 812,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.