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http://hdl.handle.net/123456789/6462
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MARQUES, João Vitor do Vale | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T17:47:15Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T17:47:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6462 | - |
dc.description.abstract | RESUMO Os videogames correspondem a um grande mercado, tanto no ramo da diversão quanto no da economia e da tecnologia. Eles passaram por diversas atualizações e; apesar dos constantes avanços, nunca deixaram de usar como referência seus antecessores. Desde o momento no qual se deu sua origem até seu boom no mundo do entretenimento, videogames são figuras presentes e parte essencial da cultura globalizada. Dentre as inúmeras atualizações pelas quais os consoles passaram ao longo dos anos, uma das principais foi a incorporação da figura dos sound designers., A elevação do padrão de qualidade e tecnologia do videogame fez com que a população consumidora dos produtos cobrasse mais pela qualidade dos jogos, principalmente quanto à jogabilidade, gráficos e, claro, melhores efeitos sonoros. Um dos principais e mais importantes jogos de todos os tempos, em função de sua história, relevância e iconicidade é a série The Legend of Zelda. Considerando o sucesso da franquia, bem como os avanços tecnológicos vigentes, principalmente aqueles relacionados aos sound designers, o presente trabalho buscar analisar a partir dos sons presentes durante a evolução dos jogos o desenvolvimento do sound design e identificar a correlação entre a influência na familiaridade com a franquia, além da identificação das ações por parte dos jogadores. Para isso, utilizando-se de dados retirados a partir de uma pesquisa de campo, observou se o nível de conhecimento acerca do jogo e o quanto os distintos sons relacionados a um movimento específico são familiares e ajudam o jogador a identificar as próprias ações do personagem dentro do game. Dito isso, tendo como base os dados obtidos, foi possível constatar que o progresso tem seus bônus e ônus, cabendo sempre ao sound designer inovar e ao mesmo tempo não extrapolar os limites para que não haja a quebra do estado de imersão do jogador no meio das ações do jogo.___ABSTRACT Video games correspond to a large market, both in the field of entertainment as in the field of economics and technology. They have undergone several updates and despite constant advances, have never failed to use their predecessors as a reference. From the moment it originated until its boom in the entertainment world, video games are present figures and an essential part of globalized culture. Among the countless updates that consoles have undergone over the years, one of the main ones was the incorporation of the figure of sound designers. The increase in the standard of quality and technology of the video game made the consumer population of the products charge more for the quality of the games, mainly regarding the gameplay, graphics and, of course, better sound effects. One of the main and most important games of all time, due to its history, relevance and iconicity is the series The Legend of Zelda. Considering the success of the franchise, as well as the current technological advances, mainly those related to sound designers, the present work seeks to analyze, from the sounds present during the evolution of games, the development of sound design and to identify the correlation between the influence on familiarity with the franchise, besides to the identification of the actions by the players. For that, using data taken from a field research, it was observed the level of knowledge about the game and how familiar the different sounds related to a specific movement are and help the player to identify the player's own actions. character within the game. That said, based on the data obtained, it was possible to verify that progress has its bonuses and burdens, always being the responsibility of the sound designer to innovate and at the same time not to go beyond the limits so that there is no break in the player's state of immersion in the middle of the game's actions. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | the legend of Zelda; | pt_BR |
dc.subject | videogames; | pt_BR |
dc.subject | sound designer; | pt_BR |
dc.subject | tecnologia; | pt_BR |
dc.subject | the legend of Zelda; | pt_BR |
dc.subject | video games; | pt_BR |
dc.subject | sound designer; | pt_BR |
dc.subject | technology. | pt_BR |
dc.title | A evolução do sound design em jogos digitais: estudo de caso de sons interativos em um recorte da franquia The legend of Zelda | pt_BR |
dc.title.alternative | The evolution of sound design in digital games: a case study of interactive sounds in a clipping of The Legend of Zelda franchise | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joao_Vitor_do_Vale.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 960,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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