Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6463
Título: O papel social da designer gráfica no universo cartonero brasileiro
Título(s) alternativo(s): The social role of the graphic designer in the Brazilian cartoon universe
Autor(es): DOUDEMENT, Marina Bezerra
Palavras-chave: editoras cartoneras;
design gráfico;
papel social da designer gráfica;
cartoneras publishers;
graphic design;
social role of graphic design.
Data do documento: 21-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As Editoras Cartoneras são editoras que utilizam o papelão para as capas de seus livros, este movimento teve início na Argentina no ano de 2003. O trabalho colaborativo realizado por essas editoras possibilita autonomia a quem tem contato com essa atividade. Os designers ao atuarem nessas editoras colocam em prática o seu papel social. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo foi analisar a atuação da designer gráfica nas editoras cartoneras presentes no Brasil. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs: a) relatar o histórico das editoras cartoneras; b) delimitar editoras cartoneras existentes no território brasileiro; c) entender o papel social da designer gráfica; d) identificar os profissionais de design nas editoras cartoneras brasileiras; e) especificar o trabalho das designers gráficas dentro das editoras cartoneras. Para responder os objetivos, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória documental. Conclui-se que as editoras cartoneras fundamentam-se na acessibilidade literária, na produção a baixo custo, no empoderamento de sujeitos sociais e por isso o trabalho das designers também se encaixa nessa rede.___ABSTRACT Cartoneras Publishers are publishers that use cardboard for the covers of their books, this movement started in Argentina in 2003. The collaborative work carried out by these publishers allows autonomy to those who have contact with this activity. Designers working in these publishers put their social role into practice. In this way, the general objective of this study was to analyze the performance of the graphic designer in the cartonera publishers present in Brazil. As specific objectives, the research proposed: a) to report the history of the cardboard publishers; b) delimit existing cardboard publishers in the Brazilian territory; c) understand the social role of the graphic designer; d) identify the design professionals in the Brazilian cardboard publishers; e) specify the work of the graphic designers within the cardboard publishers. To answer the objectives, the methodology adopted is exploratory documentary research. We conclude that cartonera publishers are based on literary accessibility, low-cost production, the empowerment of social subjects and that is why the designer's work also fits into this network.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6463
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina_Bezerra.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.