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http://hdl.handle.net/123456789/6473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BEZERRA, Walbetise Marques dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T19:05:03Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T19:05:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6473 | - |
dc.description.abstract | RESUMO A internet está repleta de virais que só aumentam a cada dia. São posts e vídeos sobre diversos temas, muitos deles enganosos que fazem uso de novas e antigas técnicas narrativas para atestar suas histórias. O avanço tecnológico também alavancou sobremaneira a produção desses conteúdos que circulam nas redes sociotécnicas devido ao aumento de softwares de captação e edição. Dentre eles destacam-se os vídeos falsos ou os fake videos. Acredito que o estudo aqui apresentado teve o objetivo de investigar e identificar como eles se apropriam de elementos da cinematografia na construção de seus relatos. Para isso foi adotada uma pesquisa qualitativa onde elementos e técnicas provenientes do cinema foram analisados dentro do corpus investigado. Através desse processo pudemos observar uma aproximação entre o objeto de estudo e o subgênero cinematográfico de terror found footage, além do uso de “receitas” clichês já conhecidas e utilizadas nesse tipo de produção fílmica. A partir dos resultados obtidos no percurso do trabalho chegamos à conclusão de que os fake videos se apropriam de elementos da sétima arte como forma de dar embasamento e credibilidade a suas narrativas. Ressalva-se, no entanto, que o estudo realizado é apenas preliminar, deixando o caminho aberto para futuros pesquisadores, profissionais ou apenas curiosos que queiram dar prosseguimento à temática.__ABSTRACT The internet is full of virals that increase every day. Posts and videos on various topics, many of them misleading one make use of new and old narrative techniques to attest their stories. Technological advancement has also impulsing the production of these contents that circulating in socio-technical networks due to the increase in capture and editing software. Among them the fake videos stand out. This study aimed to investigate and identify how the fake videos appropriate the cinematographic elements for the realization of their reports. For this, a qualitative research was adopted where elements and techniques from cinema were analyzed within the investigated corpus. Through this process, was observed an approximation between the study object and the subgenre of terror found footage, in addition to the use of cliché “recipes” already known and used in this type of film production. Based on the results obtained at the work, we conclude that the fake videos appropriate the Seventh Art elements as a way to support and credit their narratives. It should be noted, however, that the study carried out is only preliminary, leaving the way open for future researchers, professionals or just curious people who want to continue the theme. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | narrativa cinematográfica; | pt_BR |
dc.subject | fake news; | pt_BR |
dc.subject | internet; | pt_BR |
dc.subject | terror found footage; | pt_BR |
dc.subject | fake videos; | pt_BR |
dc.subject | cinematic narrative; | pt_BR |
dc.subject | fake news; | pt_BR |
dc.subject | internet; | pt_BR |
dc.subject | terror found footage; | pt_BR |
dc.subject | fake videos; | pt_BR |
dc.subject | terror found footage. | pt_BR |
dc.title | Narrativas fake: apropriação de elementos cinematográficos na produção de fake videos | pt_BR |
dc.title.alternative | Fake narratives: appropriation of cinematographic elements in the production of fake videos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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WalbetiseBezerra.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 975,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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