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http://hdl.handle.net/123456789/6477
Título: | Residência pedagógica da licenciatura interdisciplinar em estudos africanos e afro-brasileiros: desafios da realização do ensino remoto |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical residency of the interdisciplinary degree in African and Afro-Brazilian studies: challenges of remote teaching |
Autor(es): | ALMEIDA, Glauceline Mesquita SILVA, Nayane Raquel de Oliveira |
Palavras-chave: | residência pedagógica; educação básica; ensino remoto; desigualdade educacional; pandemia covid-19; pedagogical residency; education; remote teaching; educational inequality; covid-19 pandemic. |
Data do documento: | 19-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo Este artigo tem como objetivo relatar alguns desafios enfrentados na realização da Residência Pedagógica (RP) no contexto pandêmico no qual o ensino tem se dado no modelo de aulas remotas. Ainda, dialoga com literaturas que versam sobre conceitos como: justiça curricular, educação antirracista, desigualdades educacionais no mundo digital, além de documentos que orientam para construção de uma educação intercultural e emancipatória. Utilizamos como método para a construção deste trabalho uma revisão de literatura sobre essas temáticas articuladas às descrições das atividades desenvolvidas à luz do subprojeto da RP da Liesafro-UFMA, desenvolvido nos anos de 2020-2021. Conclui-se que a desigualdade educacional brasileira resulta em prejuízos irreversíveis para os educandos e a sociedade como um todo, esse contexto pandêmico evidenciou de forma brutal essa desigualdade e acirrou por meio da exclusão. Percebemos também que esta inclusão é outro grande desafio para nosso sistema de ensino e que a mesma não se refere somente aos meios digitais como computador e internet, mas, sobremaneira, no tocante à interrelação dialética entre educação, tecnologia, desigualdades e exclusão culturais, fatores originados pelo racismo estrutural que marca nossa sociedade.__Abstract This article aims to report some challenges faced in carrying out the Pedagogical Residency (PR) in the pandemic context in which teaching has been given in the model of remote classes. Furthermore, it dialogues with literature that deals with concepts such as: curricular justice, anti-racist education, educational inequalities in the digital world, as well as documents that guide the construction of an intercultural and emancipatory education. We used as a method for the construction of this work a literature review on these themes articulated to the descriptions of the activities developed in the light of the RP subproject of Liesafro-UFMA, developed in the years 2020-2021. It is concluded that Brazilian educational inequality results in irreversible damage to students and society as a whole; The pandemic context brutally highlighted this inequality, which intensified it through exclusion. We also realize that this inclusion is another great challenge for our education system and that it does not only refer to digital media such as computer and internet, but, above all, with regard to the dialectical interrelation between education, technology, inequalities and cultural exclusion, factors originated by the structural racism that marks our society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6477 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros |
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GLAUCELINE_ALMEIDA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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