Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6492
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dc.contributor.authorSANTOS, Raysa Theresa Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-06-14T13:51:28Z-
dc.date.available2023-06-14T13:51:28Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6492-
dc.descriptionThe dental record chronologically synthesizes the patient's data and records the procedures performed throughout the treatment. Thus, filling out this document represents an indispensable step during professional practice. The medical record can also be required as evidence in ethical and legal processes, so it is necessary to reinforce teaching-learning actions from the beginning of professional training with a focus on the proper use of this document. The objective of the present study was to investigate aspects of quality in filling out the dental records used at the School Clinic of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Maranhão (UFMA) through the analysis of the student's perception of the subject and the evaluation of a sample of records used at the educational institution. A cross-sectional study was conducted with 67 students enrolled in the Dentistry Course from the fourth to the ninth period of the undergraduate course. The sample represented 48.2% of the target population. In addition, 73 medical records filled out in dental care at this institution from 2020 to 2022 were analyzed. A questionnaire with open and closed questions was answered by the participants. Absolute and relative frequency measures were used in the descriptive analysis of the data. It was observed that more than 90% of the sample reported that they totally or partially agree that they correctly filled out the patients' records during the consultation. However, when analyzing the dental records, it was noticed that there was a lack of mandatory items in filling out this document. The frequency of completion of mandatory items is listed below: patient identification (80.8%), professor's signature (75.3%), patient consent form (74%), complete anamnesis section (69.9%), radiographs (64.4%), treatment plan (34.2%), Covid-19 questionnaire (13.7%) and student identification (60.3%). The findings of this study indicate that it is necessary to improve the pedagogical guidelines on completing dental records to reduce possible inadequacies in the use of this legal document.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O prontuário odontológico sintetiza cronologicamente os dados do paciente e registra os procedimentos realizados ao longo do tratamento. Dessa forma, o preenchimento deste documento representa uma etapa indispensável durante o exercício profissional. O prontuário também pode ser requerido como prova em processos éticos e jurídicos, por isso é necessário reforçar ações de ensino-aprendizagem desde o início da formação profissional com foco no uso adequado deste documento. O objetivo do presente estudo foi investigar aspectos da qualidade no preenchimento do prontuário odontológico utilizado na Clínica Escola da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) através da análise da percepção dos discentes sobre a temática e a avaliação de uma amostra de prontuários utilizados na instituição de ensino. Um estudo transversal foi conduzido com 67 discentes matriculados no Curso de Odontologia do quarto ao nono período do curso de graduação. A amostra representou 48,2% da população alvo. Além disso, foram analisados 73 prontuários preenchidos em atendimentos odontológicos nesta instituição do ano de 2020 a 2022. Um questionário com questões abertas e fechadas foi respondido pelos participantes. As medidas de frequência absoluta e relativa foram utilizadas na análise descritiva dos dados. Observou-se que mais de 90% da amostra reportou que concorda totalmente ou parcialmente que preenchem corretamente o prontuários dos pacientes durante o atendimento. Porém, ao analisar os prontuários odontológicos, percebeu-se que havia ausência de itens obrigatórios no preenchimento deste documento. A frequência do preenchimento dos itens obrigatórios está listada a seguir: identificação do paciente (80,8%), assinatura do docente (75,3%), termo de consentimento do paciente (74%), seção anamnese completa (69,9%), radiografias (64,4%), plano de tratamento (34,2%), questionário Covid-19 (13,7%) e identificação dos discentes (60,3%). Os achados deste estudo indicam que é necessário o aperfeiçoamento das orientações pedagógicas sobre preenchimento do prontuário odontológico no intuito de reduzir possíveis inadequações no uso deste documento legal.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectprontuários;pt_BR
dc.subjectUniversidade;pt_BR
dc.subjectodontologia legal;pt_BR
dc.subjectodontologia.pt_BR
dc.subjectrecords;pt_BR
dc.subjectUniversity;pt_BR
dc.subjectforensic dentistry;pt_BR
dc.subjectdentistry.pt_BR
dc.titleUma análise sobre o preenchimento do prontuário odontológico em uma Universidade do Nordeste brasileiropt_BR
dc.title.alternativeAn analysis on the filling of dental records in a Northeastern Brazilian Universitypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Odontologia do Campus do Bacanga

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