Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBAIMA, Samaira Cristina Nascimento-
dc.date.accessioned2023-06-16T01:03:39Z-
dc.date.available2023-06-16T01:03:39Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6497-
dc.description.abstractRESUMO A disciplina de química é uma das mais temidas pelos alunos da rede básica do ensino médio, pois o seu conteúdo envolve muitas fórmulas e nomenclaturas. A maioria das aulas é dada somente no modelo tradicional, com aulas monótonas e rotineira que dificulta o aprendizado e torna a disciplina entediante, maçante e até mesmo pouco proveitosa aos olhos dos educandos. Tendo em vista isso, o referente estudo objetivou-se à investigação do uso de metodologias alternativas como propostas de atividades não convencionais realizado juntamente com o Programa Residência Pedagógica atuando em uma escola da rede básica. As metodologias usadas foram jogos educativos, experimentos, aula campo, entre outros. A aplicação dessas metodologias ocorreu em turmas da 1ª a 3ª série do ensino médio de uma escola estadual, parceira do Programa Residência Pedagógica. Os resultados foram analisados através de questionários que foram aplicados antes de iniciar a intervenção do Programa e após a intervenção. Os resultados foram satisfatórios, pois notou-se uma melhoria dos alunos com a disciplina de química em um intervalo de tão pouco tempo. O programa levou para a sala de aula a utilização de metodologias alternativas com intuito de complementar as aulas teóricas e mostrar na prática que mesmo com pouco espaço e recursos pode-se aplicar uma aula diferenciada utilizando novos métodos de ensino. Isso se faz necessário para que as aulas se tornem mais atrativa e desperte o interesse, a curiosidade e até mesmo a motivação dos alunos pela busca de conhecimento, tornando a aprendizagem mais fácil e construtiva.___ABSTRACT The chemistry discipline is one of the most feared by students of basic high school, because its content involves many formulas and nomenclatures. Most classes are given only in the traditional model, with monotonous and routine classes that make learning difficult and make the subject tedious, dull and even unprofitable in the eyes of students. In view of this, the related study aimed to investigate the use of alternative methodologies as proposals for unconventional activities carried out together with the Pedagogical Residency Program working in a basic network school. The methodologies used were educational games, experiments, field classes, among others. The application of these methodologies took place in 1st to 3rd grade high school classes at a state school, partner of the Pedagogical Residency Program. The results were analyzed through questionnaires that were applied before starting the Program intervention and after the intervention. The results were satisfactory, as it was noticed an improvement of the students with the discipline of chemistry in such a short period of time. The program took to the classroom the use of alternative methodologies in order to complement the theoretical classes and show in practice that even with little space and resources, a differentiated class can be applied using new teaching methods. This is necessary for the classes to become more attractive and to arouse the students' interest, curiosity and even motivation for the search for knowledge, making learning easier and more constructive.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de Química;pt_BR
dc.subjectPrograma residência pedagógica;pt_BR
dc.subjectmetodologias alternativas;pt_BR
dc.subjectChemistry teaching;pt_BR
dc.subjectpedagogical residency Program;pt_BR
dc.subjectalternative methodologies.pt_BR
dc.titleO uso de metodologias alternativas através do programa residência pedagógica no ensino de química: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe use of alternative methodologies through the pedagogical residency program in chemistry teaching: a case studypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMAIRA_CRISTINA.pdf.pdfTrabalho de Conclusão de Curso822,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.