Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPACHECO, Alan Carlos Rocha-
dc.date.accessioned2023-06-19T14:35:19Z-
dc.date.available2023-06-19T14:35:19Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6501-
dc.descriptionThis study aimed to identify the evaluation process implemented in High School Chemistry classes of a sample of public schools of the state school system in São Luís-MA, in order to reveal the teachers' conceptions about the evaluation, as well as to catalog the main evaluative instruments and categorize their characteristics. The methodology employed was based on the qualitative research perspective, using the content analysis of interviews and semi-structured questionnaires, which were treated under the systemic networks methodology. Fifteen teachers from 11 schools from one of the poles of the school system were interviewed. The results showed that the teachers understand that the evaluation should not only be classificatory, but because they are linked to the school calendar, they perform the evaluation only to fulfill their obligations towards the institution. Therefore, the profile of the evaluation process in the researched universe is not yet presented in a conception of promoting student performance.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo identificar o processo avaliativo implementado em aulas de Química no Ensino Médio de uma amostragem de escolas públicas da rede estadual de ensino em São Luís-MA, no sentido de revelar as concepções de professores sobre a avaliação, bem como catalogar os principais instrumentos avaliativos e categorizar suas características. A metodologia empregada foi baseada na perspectiva de pesquisa qualitativa, fazendo uso da análise de conteúdo de entrevistas e questionários semiestruturados, que foram tratados sob a metodologia de redes sistêmicas. Foram entrevistados 15 professores de 11 escolas de um dos polos da rede de ensino. Os resultados evidenciaram que os professores entendem que a avaliação não deve ser apenas classificatória, porém, por estarem ligados ao calendário escolar, realizam a avaliação apenas para cumprir suas obrigações perante a instituição. Portanto, o perfil do processo avaliativo no universo pesquisado ainda não se apresenta numa concepção de promover o desempenho dos alunos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem;pt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectPesquisa Qualitativapt_BR
dc.subjectLearning evaluation;pt_BR
dc.subjectChemistry teaching;pt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE QUÍMICA: Perfil Do Processo Avaliativo Aplicado Por Professores De Química Do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeEVALUATION OF CHEMISTRY LEARNING AND TEACHING: Profile of the Evaluative Process Applied by High School Chemistry Teacherspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON_RICARDO_PINHEIRO_COELHO_tcc.pdfTCC de Graduação1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.