Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6503
Título: O ESPAÇO DA MULHER NO UNIVERSO DA PESQUISA EM QUÍMICA REALIZADAS EM IES DO ESTADO DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): THE SPACE OF WOMEN IN THE UNIVERSE OF RESEARCH IN CHEMISTRY CARRIED OUT IN IES IN THE STATE OF MARANHÃO
Autor(es): OLIVEIRA, Délis Silva
Palavras-chave: Mulher;
Inserção Científica;
Química
Woman;
Scientific insertion;
Chemistry
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: UFMA
Resumo: O processo histórico da evolução da mulher no mercado de trabalho e na educação foi sendo construído através de um extenso e duro caminho, percorrido em meio ao desenvolvimento de um sistema patriarcal e excludente. Durante décadas as mulheres foram colocadas em condições de invisibilidade, no entanto, sua presença no meio científico não pode ser apagada, porque apesar dos mais diversos obstáculos, deixaram contribuições de grande valia para a ciência. Logo, entende-se como de suma importância o reconhecimento do espaço e do papel da figura feminina no universo da pesquisa em química no Estado do Maranhão, tendo em vista que em pleno século XXI o preconceito e/ou privilégios da ciência ainda a definem como um campo masculino. Deste modo, necessita-se identificar o percurso de construção profissional de uma amostragem de cientistas do sexo feminino atuantes no cenário da pesquisa na área de química do Estado do Maranhão. Através de uma perspectiva qualitativa, fez-se um levantamento da quantidade de pesquisadoras das IES do Maranhão, e solicitou-se a colaboração das mesmas. O instrumento de coleta de dados consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas, e posterior análise de conteúdo a partir da construção de uma rede sistêmica. Por meio da rede sistêmica elaborada para a verificação do panorama da mulher na ciência, verificou-se que a principal motivação para as pesquisadoras ingressarem na carreira foi proporcionada por bons professores de Química (47,5%), sendo que, durante seu percurso profissional, a principal barreira enfrentada foi o preconceito em relação a sua capacidade intelectual (28,7%). E o maior percentual sobre a inserção científica feminina relatado foram as contribuições docentes na formação de recursos humanos, com 43% de impacto. Assim, conclui-se que é de fundamental importância a mulher entender que ela possui potencial para seguir a área das ciências exatas.
Descrição: The historical process of the evolution of women in the labor market and in education has been built along a long and hard path, which has been followed through the development of a patriarchal and exclusionary system. For decades women were placed in invisible conditions, however, their presence in the scientific environment cannot be erased, because despite the many obstacles, they have left valuable contributions to science. Therefore, the recognition of space and the role of the female figure in the universe of chemistry research in the State of Maranhão is of paramount importance, given that in the 21st century the prejudice and/ or privileges of science still define it as a male field. Thus, it is necessary to identify the professional construction path of a sample of female scientists working in the research scenario in the area of chemistry of the State of Maranhão. Through a qualitative perspective, a survey was made of the number of researchers from the Maranhão IES, and their collaboration was requested. The data collection instrument consisted of the application of semi-structured interviews with open questions, and subsequent content analysis from the construction of a systemic network. Through the systemic network designed to verify the panorama of women in science, it was found that the main motivation for researchers to enter their careers was provided by good chemistry teachers (47.5%), and during their professional career, the main barrier faced was prejudice in relation to their intellectual capacity (28.7%). And the highest percentage on female scientific insertion reported were the teaching contributions in the formation of human resources, with 43% of impact. Thus, it is concluded that it is of fundamental importance for women to understand that she has the potential to follow the exact sciences area.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6503
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DELIS_SILVA_OLIVEIRA_tcc.pdfTCC de Graduação957,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.