Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6505
Título: A importância do design para a sustentabilidade: uma análise da influência do produto no comportamento do usuário.
Título(s) alternativo(s): The importance of design for sustainability: an analysis of the product's influence on user behavior.
Autor(es): MATA, Aneliese Barreto
Palavras-chave: design sustentável;
socioambiental;
comportamento do consumidor;
sustainable design;
social-environmental;
consumer behavior.
Data do documento: 6-Jan-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Desde o último século, tivemos grandes mudanças no mundo, avanços consideráveis para evolução. Entretanto, adquirimos também alguns prejuízos devido ao consumo desenfreado e a falta de preocupação com as questões ambientais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os produtos reutilizáveis e os hábitos comportamentais dos consumidores, correlacionando variáveis sociais, pessoais e culturais com a consciência ambiental, especialmente no tocante aos produtos reutilizáveis, contexto no qual o produto pode ser um agente transformador causando um impacto socioambiental positivo. Foi utilizado como método de pesquisa um questionário semiaberto com consumidores de diversos lugares do País, divididos em dois grupos: os consumidores que se consideram ecologicamente corretos e consumidores comuns que não consideram estar dentro do outro grupo citado. Posteriormente, foi feita uma entrevista semiestruturada com os consumidores que se consideram ecologicamente corretos, a fim de entender a relação com os produtos reutilizáveis e seu comportamento e o sentimento desse grupo a respeito deles. Os dados são apresentados em gráficos que explicam o comportamento encontrado após as pesquisas e por uma tabela paramétrica comparando os principais produtos apontado pelos consumidores, a partir da qual analisam-se os pontos relevantes desses produtos. Por fim, elaborou-se também uma tabela que relaciona os produtos analisados com as diretrizes para o meio ambiente, gerando insights para o melhor entendimento desse nicho consumidor.___ABSTRACT: Since the last century, there have been great changes in the world, considerable advances for the evolution. However, some prejudices have also come along due to unruled use and lack of concern for environmental issues. This research aims to analyze reusable products and common behaviors of consumers, correlating social, personal and cultural variables with environmental awareness, especially when it comes to reusable products, taking the product as a transforming agent that causes a positive social-environmental impact. As a research method, a semi-open questionnaire was made with consumers from different locations in the country and they were divided in two groups: consumers that consider themselves ecologically correct and ordinary consumers that don’t consider themselves participants of the latter group. Later on, a semi-structured interview was made with the consumers that consider themselves ecologically correct, in order to understand the relationship and feeling of this group towards reusable products and their behavior. The data are presented in graphics that explain the behavior found after the researches and there is a parametric table comparing the main products pointed by the consumers, analyzing the relevant points of such products. Finally, there is another table that relates the analyzed products with the guidelines for the environment, generating guidelines for the better understanding of this niche of consumers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6505
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aneliese_Barreto.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.