Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDINIZ, Gustavo Carvalho-
dc.date.accessioned2023-06-20T13:46:32Z-
dc.date.available2023-06-20T13:46:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6510-
dc.descriptionThe chemistry discipline classes are focused mainly on content and almost never or never include experimental classes, given the structure of the schools or the availability of teachers. But experimentation in chemistry is very important at all levels of knowledge, so its teaching in basic education is necessary in order to provide the student with basic knowledge which could also be applicable in their daily life. In order to make them more attractive, four experiments were carried out with students from the first year of high school at Modelo Benedito Leite, a participant in the chemistry teaching residency program. The experiment scripts were adapted from the book Experimentos de química com materiais alternativos para a educação básica (Marciel e Lima 2011), kits available in the science and math lab, and scientific articles. The subjects of the experiments were physical and chemical phenomena, homogeneous and heterogeneous mixtures, separation of mixtures and chemical reactions. Experiments were tested prior to execution to avoid problems or lack of reagents. Student’s behavior after class was also observed due to positive change, generating greater interaction between students, residents and the teacher.pt_BR
dc.description.abstractDurante toda a disciplina de química as aulas são conteudistas e quase nunca ou nunca se tem aulas experimentais, tendo em vista a estrutura das escolas ou a disponibilidade dos professores. Porém a experimentação em química é muito importante em todos os níveis de conhecimento, então se faz necessário seu ensino na educação básica a fim de dotar o aluno de conhecimentos básicos e aplicáveis no seu dia-a-dia. Tendo em vista essa finalidade de torná- las mais atrativas foram feitos quatro experimentos com os alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Modelo Benedito Leite, participante do programa de residência pedagógica em química. Os roteiros experimentos foram adaptados do livro Experimentos de química com materiais alternativos para a educação básica (Marciel e Lima 2011 ), kits disponíveis no laboratório de ciências e matemática e artigos científicos. Os temas dos experimentos foram fenômenos físicos e químicos, Misturas homogêneas e heterogêneas, Separação de misturas e reações químicas. Os experimentos foram testados antes da execução para não haver problemas, nem falta de reagentes. O comportamento dos alunos após as aulas também foi observado devido à mudança positiva, gerando uma maior interação entre alunos, residentes e a professora.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectExperimentos;pt_BR
dc.subjectMateriais alternativo;pt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectExperiments;pt_BR
dc.subjectAlternative materialspt_BR
dc.titleEXPERIMENTOS DE QUÍMICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O 1°ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA MODELO BENEDITO LEITEpt_BR
dc.title.alternativeCHEMISTRY EXPERIMENTS WITH ALTERNATIVE MATERIALS FOR THE 1st YEAR OF HIGH SCHOOL AT MODELO BENEDITO LEITE SCHOOLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO_CARVALHO_DINIZ_tcc.pdf693,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.