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dc.contributor.authorPIRES, Jairo Fabrício Lima-
dc.date.accessioned2023-06-20T14:00:07Z-
dc.date.available2023-06-20T14:00:07Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6512-
dc.descriptionThe need to adapt teaching and teaching material to the conditions presented by visually impaired students is indispensable. Works such as Maciel, Prazeres and Batista Filho (2016), which developed an adapted scale (which uses touch) for students with visual impairment, is one of the examples of initiatives that seek to facilitate the teaching and learning process in chemistry. In this work, seeking to develop scales that can be used by visually impaired students, interviews and questionnaires were conducted with visually impaired students, they showed that there is still a lack of preparation for some education professionals, and adapted equipment. The adapted balance (Maciel, Prazeres and Batista Filho, 2016) was subjected to tests with visually impaired students and from the information collected from these tests, a new balance was developed that depends not only on tact but also on hearing. Maciel and collaborator scale tests were acceptable within their functionality. The hearing scale showed positive results and good criticism from its users (visually impaired). Therefore this work had its objectives achieved.pt_BR
dc.description.abstractAs necessidades de adaptar o ensino e material pedagógico às condições apresentadas pelos estudantes com deficiências visuais é indispensável. Trabalhos como o de Maciel, Prazeres e Batista Filho (2016), que desenvolveram uma balança adaptada (que usa o tato) para estudantes com deficiência visual, é um dos exemplos de iniciativas que buscam facilitar o processo de ensino e aprendizagem em Química. Neste trabalho, buscando desenvolver balanças que possam ser usadas por estudantes com deficiência visuais, entrevistas e questionamentos foram realizados com estudantes com deficiências visuais, elas mostraram que ainda há a carência de preparo para alguns profissionais da educação, e equipamentos adaptados. A balança adaptada (Maciel, Prazeres e Batista Filho, 2016) foi submetida a testes com estudantes com deficiência visual e a partir das informações coletadas desses testes, desenvolveu-se uma nova balança que não depende unicamente do tato, mas também da audição. Os testes da balança de Maciel e colaboradores foram aceitáveis dentro de sua funcionalidade. A balança auditiva apresentou resultados positivos e boas críticas de seus usuários (com deficiência visual). Portanto este trabalho teve seus objetivos alcançados.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMateriais alternativos;pt_BR
dc.subjectEducação inclusiva;pt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAlternative materials;pt_BR
dc.subjectInclusive education;pt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE BALANÇAS ADAPTADAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
dc.title.alternativeDEVELOPMENT OF ADAPTED SCALES FOR STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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