Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6520
Título: Metodologias alternativas para o ensino de Química: intervenção pedagógica através do Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola de Grajaú-MA
Título(s) alternativo(s): Alternative methodologies for teaching Chemistry: pedagogical intervention through the Pedagogical Residency Program (PRP) in a school in Grajaú-MA
Autor(es): FARIA, Cristiano Barros de
Palavras-chave: ensino de Química;
ensino tradicional;
metodologias alternativas;
Programa Residência Pedagógica;
Chemistry teaching;
traditional teaching;
alternative methodologies;
Pedagogical Residency Program.
Data do documento: 5-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Nos dias atuais, uma das grandes problemáticas em discussão sobre o ensino de Química diz respeito às dificuldades que os estudantes do Ensino Médio possuem com relação aos seus conteúdos, uma vez que a transmissão do conhecimento ocorre apenas de maneira tradicional. Assim, por falta de diversidade de metodologias em sala de aula, cria-se uma barreira entre professor e aluno, dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista a importância de se usar novas metodologias para as aulas de Química, buscou-se trabalhar intervenções pedagógicas mais dinâmicas e lúdicas através do Programa Residência Pedagógica (PRP) no Centro de Ensino Nicolau Dino, no município de Grajaú-MA. Portanto, o presente trabalho visou mostrar as ações do PRP na referida escola e os impactos gerados com o projeto de intervenção aos seus participantes. Para a realização deste trabalho, a pesquisafoi do tipo participativa, ao passo que a abordagem quali-quantitativa se configurou como a ideal para a coleta e análise de dados. Foram aplicados questionários com questões fechadas para 36 discentes e as respostas foram tabuladas utilizando os programas Microsoft Word e Excel. Como principais resultados, viu-se que inicialmente os alunos possuíram muitas dificuldades com a disciplina de Química, onde somente 04 alunos conseguiram obter nota 6 no questionário diagnóstico de conhecimento químico. Mas, devido à realização do projeto de intervenção com diferentes propostas metodológicas, o rendimento e o interesse dos estudantes pela disciplina de Química aumentaram, como comprovou o diagnóstico realizado após as atividades com notas entre 8 e 9 da maioria dos alunos. Considera-se, portanto, a importância e eficácia que as metodologias alternativas trazem quando introduzidas no âmbito escolar como forma de deixar o ensino de Química mais dinâmico e lúdico.____ABSTRACT: Nowadays, one of the major issues under discussion about the teaching of Chemistry is regarding the difficulties that high school students have in relation to their contents, since the transmission of knowledge occurs only in a traditional way. Thus, due to the lack of diversity of methodologies in the classroom, a barrier is created between teacher and student, making the teaching-learning process difficult. In view of importance of using new methodologies for Chemistry classes, we sought to work more dynamic and playful pedagogical interventions through the Residency Program (PRP) at the Nicolau Dino Teaching Center, in the municipality of Grajaú-MA. Therefore, the present work aimed to show the actions of the PRP in that school and the impacts generated with the intervention project to its participants. To carry out this work, the research was participatory, while the qualitative-quantitative approach was configured ideal for data collection and analysis. Questionnaires were applied with questions closed for 36 students and the answers were tabulated using Microsoft programs Word and Excel. As main results, it was seen that initially the students had many difficulties with the discipline of Chemistry, where only 04 students were able to obtain grade 6 in the chemical knowledge diagnostic questionnaire. But, due to the realization of intervention project with different methodological proposals, performance and interest of students in the Chemistry discipline increased, as confirmed by the diagnosis carried out after activities with grades between 8 and 9 of most students. it is considered, therefore, the importance and effectiveness that alternative methodologies bring when introduced in the school environment as a way to make the teaching of Chemistry more dynamic and ludic.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6520
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANOFARIA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso937,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.