Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6521
Título: As metodologias de Design de Serviços (DS) e o Design for X (DFX): equivalências, disparidades e aplicações no desenvolvimento de negócios disruptivos
Título(s) alternativo(s): Service Design (DS) and Design for X (DFX) methodologies: equivalences, disparities and applications in disruptive business development
Autor(es): MARQUES, Larissa Raquel Ferro
Palavras-chave: design de serviços;
design for X;
DfX;
design para excelência;
inovação;
service design;
design for X;
DfX;
excellence design;
innovation.
Data do documento: 11-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A presente pesquisa denominada “AS METODOLOGIAS DE DESIGN DE SERVIÇOS (DS) E O DESIGN FOR X (DFX): equivalências, disparidades e aplicações no desenvolvimento de negócios disruptivos” teve por objetivo o desenvolvimento de um framework metodológico que combinasse as abordagens de “Design de Serviços” e “Design for X”. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática integrativa para traçar um panorama sobre o estado da arte dos conteúdos abordados. Em seguida, realizou-se um levantamento das abordagens metodológicas e frameworks das duas áreas tidas como objeto de estudo e elaborou-se uma comparação a fim de sondar suas similaridades e disparidades. Como resultados, obteve-se que ambas as áreas são relativamente recentes em termos de pesquisa no país e apesar disso, foi possível perceber que a área de Design de Serviços apresenta muito mais estudos em relação ao Design for X. A partir de todas essas avaliações, criou-se o “6-AÇÃO Framework”, considerado um modelo projetual de seis etapas que pode ser utilizado para conceber novos serviços ou ainda aperfeiçoar serviços existentes que tenham por objetivo a inovação.___ABSTRACT The following research called “THE METHODOLOGY OF SERVICE DESIGN (DS) AND THE DESIGN FOR X (DFX): equivalences, disparities and applications on disruptive business development” has for goal the development of a methodological framework that would combine the approaches of “Service Design” and “Design for X”. For this, it was performed a systematic integrative revision to trace down an outlook about the art status of addressed content. Then, a survey was realized about methodological approaches and frameworks of both areas regarded as study object and was elaborated a comparison to prospect it’s similarities and disparities. As a result, it was obtained both areas are relatively new in terms of research in the country and despite this, it was possible to perceive the Service Design area show much more studies in relation to Design for X. From all of this evaluations, it was created the “6- ACTION Framework”, considered a project model of six steps which could be utilized for conceive new services of perfect existing services which has innovation for goal.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6521
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA_RAQUEL.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.