Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, Ilmarana Caroline Marques-
dc.date.accessioned2023-06-26T14:44:34Z-
dc.date.available2023-06-26T14:44:34Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6524-
dc.description.abstractRESUMO A pesquisa de cunho bibliográfico-exploratório visa mapear os produtores e a produção de impressos gráficos artesanais, bem como catalogar as técnicas utilizadas no desenvolvimento dessas peças gráficas em São Luís, Maranhão, Brasil. Para tal, foi tomado referencial teórico de autores como Araújo (2008), Cardoso (2009) e Creni (2013), os quais reúnem obras relacionadas aos impressos, a exemplo de livros, cartazes e selos, como artefatos histórico culturais e as suas produções materiais. Para traçar um caminho metodológico, o presente trabalho baseia-se no estudo de mapeamento da gráfica popular elaborado por Fátima Finizola (2013) em Pernambuco. O presente estudo possui dois focos de análise - o impresso gráfico artesanal como objeto material e o produtor como artífice que intuitivamente utiliza de técnicas e metodologias projetuais característicos do Design. Logo, realiza-se o levantamento de organizações produtoras destes impressos com intervenção significativa do fazer manual na produção, entrevistas semiestruturadas com apoio do registro fotográfico no local e organização das técnicas de feitura utilizadas, a observar similaridades e diferenças. Como resultado, há a concepção de mostruário físico que congrega o levantamento das técnicas de produção de impressos artesanais com os seus respectivos produtores.___ABSTRACT The research of mark-exploratory bibliographical aims to map the producers and the production of printed handmade graphics, as well as cataloging techniques used in the development of these graphic pieces in São Luís, Maranhão, Brazil. To this end was taken theoretical framework of authors as Araújo (2008), Cardoso (2009) and Creni (2013), which gather works related to printed matter, such as books, posters and stamps as historical-cultural artifacts and their production materials. To outlining a methodological path, the present work is based on the popular graphical mapping study prepared by Fatima Finizola (2013) in Pernambuco. The present study has two focuses of analysis-the printed handmade chart as material object and the producer as artificer who intuitively uses techniques and methods characteristic of the Design project. Soon, the survey of producing these organisations printed with significant intervention do manual production, semi-structured interviews with support of the photographic record on site and organization making techniques used, observe similarities and differences. As a result, there is a physical showcase design that brings together the lifting of printed production craft techniques with their respective producers.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectimpresso gráfico artesanal;pt_BR
dc.subjectprodução gráfica;pt_BR
dc.subjectprodutores artesanais;pt_BR
dc.subjectdesign gráfico;pt_BR
dc.subjectartífice;pt_BR
dc.subjectprinted artisanal chart;pt_BR
dc.subjectgraphic production;pt_BR
dc.subjectartisan producers;pt_BR
dc.subjectgraphic design artificer.pt_BR
dc.titleO design de impressos artesanais: produtores e técnicas de produção em São Luís - MApt_BR
dc.title.alternativeThe design of handmade prints: producers and production techniques in São Luís - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ilmarana_Ribeiro.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.