Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6527
Título: Projeto coleção de semijoias: considerando o solo “tatuagem” do espetáculo de dança Chico, eu e Buarque
Título(s) alternativo(s): Semijoias collection project: considering the solo “tattoo” of the dance show Chico, eu e Buarque
Autor(es): LIMA, André Luís de Oliveira
Palavras-chave: design de produto;
joia;
função estético-simbólica;
espetáculo ‘Chico, eu e Buarque’;
product design;
jewel;
aesthetic-symbolic function;
presentation 'Chico, eu and Buarque'.
Data do documento: 10-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento de uma coleção de semijoias, com base em um design de produto de joalheria, usando o solo “Tatuagem” do espetáculo de dança contemporânea ‘Chico, Eu e Buarque’ do Núcleo Arte Educação do Teatro Arthur Azevedo (MA), interpretado pela bailarina Débora Buhatem, que é o público alvo do projeto, como inspiração para projetar as peças e em paralelo, a identidade visual da coleção. Para tal projeto, houve um aprofundamento de pesquisa quanto ao processo de fabricação industrial e artesanal de joias e semijoias, materiais e tecnologias, criação e prototipagem, fundamentando a metodologia em Santos (2013), Munari (1998), Lobach (2001), Baxter (2000) e Peón (2009) para criação gráfica. Seguindo três etapas para produção das joias: inspiração, configuração e validação. Como resultado tem-se uma coleção composta por cinco peças: dois anéis, dois pares de brincos e um pingente, inspirados nas movimentações da bailarina Débora Buhatem no solo “tatuagem”. As semijoias foram produzidas em prata, possuindo uma gema com referido valor simbólico e místico, o quartzo rosa, que traz para as peças expressão do amor, de cuidado e delicadeza.___ABSTRACT The present work aims with the development of a collection of semi-jewels, based on a jewelry product design, using the "Tatuagem" solo of the contemporary dance show 'Chico, Eu e Buarque' from the Art Education Center Arthur Azevedo Theater (MA), interpreted by the dancer Débora Buhatem, who is the target of the project, as inspiration to design the pieces and in parallel, the visual identity of the collection. For this project, there was a deepening of research regarding the process of industrial and artisanal manufacture of jewels and semi jewels, materials and technologies, creation and prototyping, basing the methodology in Santos (2013), Munari (1998), Lobach (2001), Baxter (2000) and Peon (2009) for graphic creation. Following three steps for jewelry production: inspiration, configuration and validation. As a result we have a collection consisting of five pieces: two rings, two pairs of earrings and a pendant, inspired by the movements of the ballerina Débora Buhatem in the "Tatuagem" solo. The semi-jewels were produced in silver, possessing a gem with a symbolic and mystical value, the pink quartz, which brings to the pieces an expression of love, care and fineness.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6527
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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