Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6528
Título: Indústria 4.0 sob a ótica da gestão do design
Título(s) alternativo(s): Industry 4.0 from the perspective of design management
Autor(es): SOARES, Ana Paula Maia
Palavras-chave: indústria 4.0;
gestão do design;
design;
produtos inteligentes;
industry 4.0;
design management;
design;
smart products.
Data do documento: 18-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O atual cenário econômico mundial traz às grandes empresas a necessidade de se voltarem cada vez mais para inovação e tecnologia, considerando-se que, na contemporaneidade, as organizações se deparam com consumidores muito mais informados e conectados, além de muito mais inclinados a requerer produtos que levem em consideração suas particularidades e individualidades. Nesse contexto de extrema competitividade, a otimização de processos aliada à urgência por eficiência torna-se crucial para atender a essas novas demandas de mercado. Para atender a essas novas necessidades mercadológicas, surge a Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, que promete otimizar todos os processos industriais por meio de uma série de tecnologias interconectadas digitalmente. Desta forma, unem-se todas as etapas, tanto da cadeia produtiva, quanto das etapas de venda e entrega, o que por si só é capaz de reduzir custo de fabricação e acelerar a produção da indústria. Tanto a Gestão do Design, como o Design propriamente dito, compartilham princípios conceituais similares aos que trouxeram a necessidade do estabelecimento da Indústria 4.0, como por exemplo os princípios de otimização e unidade processual. Assim, o Design assume grande importância no estabelecimento desse novo modelo de indústria. Partindo dessa premissa, houve a necessidade de averiguar se o profissional do Design no Brasil está ciente da existência desse novo conceito industrial e se entende a necessidade de preparação para o acolhimento dessa Nova Revolução Industrial, já que o Design por si só traz em sua essência a potência de criação e desenvolvimento de inovações que mudam realidades e produzem melhorias nos setores estabelecidos no mercado.___ABSTRACT The current global economic scenario brings to large companies the need to turn increasingly to innovation and technology, considering that in today's world, organizations are faced with consumers who are much more informed and connected, and much more inclined to require products that take into account their particularities and individualities. In this context, of extreme competitiveness, the optimization of processes coupled with the urgency for efficiency, become crucial to meet these new market demands. To meet these new market needs, Industry 4.0 emerges, also known as the Fourth Industrial Revolution, which promises to optimize all industrial processes by means of a series of digitally interconnected technologies, thus joining all stages of both the production chain and of the sales and delivery stages, which in itself is able to reduce manufacturing cost and accelerate the production of the industry. Both Design Management and Design itself share conceptual principles similar to those that brought the need for the establishment of Industry 4.0, such as principles of optimization and procedural unity. Thus, Design shows great importance in establishing this new industry model. Based on this premise, it was necessary to find out if the Design professional in Brazil is aware of the existence of this new industrial concept, and understands the need to prepare for the reception of this New Industrial Revolution, since Design alone brings in its essence the power of creation and development of innovations that change realities and produce improvements in the sectors established in the market.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6528
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Paula_Maia.pdfTrabalho de Conclusão de Curso717,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.