Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Eliana Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T13:27:04Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T13:27:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6532 | - |
dc.description | The present research analyzes how the accomplishment of scientific experiments in Science classes - made possible by the PIBID project - of the Degree Course in Natural Sciences/Chemistry of the Federal University of Maranhão - Campus de Grajaú -, in the 8th- grade classes, of the Municipal School Professor Hilton Nunes, in the municipality of Grajaú Maranhão, contributed to the motivation and construction of scientific concepts by the students of the aforementioned classes. And it is characterized as an experimental and field research, guided by a qualitative approach, which allowed a content analysis of the information obtained from questionnaires of theoretical classes and practical classes and the results obtained through the insertion of experimental practices applied in the classroom. It is known that science teaching is currently a major challenge for elementary school teachers, especially for public school teachers. Because it is a complex human activity, science teaching requires methods that facilitate its understanding. It was evident that the experiments carried out for Science Teaching, especially by PIBID, contributed to significant learning since in practical classes students interact more with each other and with the teacher himself. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa como a realização de experimentos científicos nas aulas de Ciências - viabilizados pelo projeto PIBID - do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Grajaú -, nas turmas de 8° ano, da Escola Municipal Professor Hilton Nunes, no município de Grajaú Maranhão, contribuiu para a motivação e construção de conceitos científicos pelos alunos das referidas turmas. E caracteriza-se como uma pesquisa experimental e de campo, orientada a partir de uma abordagem qualitativa, que permitiu uma análise de conteúdo das informações obtidas a partir de questionários de aula teórica e de aula prática e dos resultados obtidos através da inserção das práticas experimentais aplicadas em sala de aula. Sabe-se que o ensino de Ciências atualmente é um grande desafio para os professores do Ensino Fundamental, principalmente para professores de escolas públicas. Por se tratar de uma atividade humana complexa, o ensino de Ciências requer métodos que facilitem a sua compreensão. Ficou evidente que os experimentos realizados para Ensino de Ciências, sobretudo pelo PIBID, contribuíram para uma aprendizagem significativa, visto que em aulas práticas os alunos interagem mais uns com os outros e com o próprio professor. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências; | pt_BR |
dc.subject | Experimentos; | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Science Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Experiments; | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | As contribuições dos experimentos realizados pelo PIBID para o ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.title.alternative | The contributions of the experiments carried out by PIBID for the teaching of Sciences | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIANA_TCC_com_Ficha.pdf | TCC de Graduação | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.