Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Zelma Maria Anunciação-
dc.date.accessioned2023-07-03T13:54:43Z-
dc.date.available2023-07-03T13:54:43Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6534-
dc.descriptionOrnithology, a branch of zoology that deals with the study of birds, addressing their differences and specific characteristics, necessary for the identification and classification of each species. It is an important branch of science, because from this study it is possible to catalog the different types of birds that make up our ecosystem. Therefore, the present study aims to encourage the insertion of this theme related to Environmental Education in basic education, suggesting the use of alternative methodologies to contribute to the teaching and learning of the student. Through the selection of proposals adapted to the theme, a questionnaire was initially applied to the teacher responsible for the Science discipline of the 5th year class of the Santos Dumont located in the municipality of Municipal School Formosa da Serra Negra-MA to analyze the current application of themes related to Environmental Education in school teaching. Subsequently, the theme under study was applied in the classroom, using alternative teaching methods such as the use of lectures and field classes for direct contact between theory and practice. To analyze the effectiveness of the study, there was a socialization in the classroom, analyzing the effects and learning acquired from the proposed content. Through the acquired results, it was possible to observe that despite the relevance of Environmental Education for the formation of the student as a future citizen aware of their responsibilities in society, it is a theme little addressed or even not applied in the classroom, and that despite of the variation of alternative methodologies existing today, its use is not yet fully adopted in teaching. The purpose of this study is to encourage the preservation of birds from alternative methods in teaching, promoting knowledge and awareness of the student.pt_BR
dc.description.abstractA ornitologia, um ramo da zoologia que trata sobre o estudo das aves, abordando suas diferenças e características específicas, necessárias para identificação e classificação de cada espécie. É um importante ramo da ciência, pois a partir deste estudo é possível catalogar os diferentes tipos de aves que compõem o nosso ecossistema. Portanto, o presente estudo tem como objetivo incentivar o inserimento desta temática relacionada a Educação Ambiental no ensino básico, sugerindo o uso de metodologias alternativas para contribuição do ensino e aprendizagem do educando. Através da seleção de propostas adaptadas a temática, aplicou-se inicialmente um questionário com o docente responsável pela disciplina de Ciências da turma do 5ª ano da Escola Municipal Santos Dumont localizada no município de Formosa da Serra Negra-MA para análise da atual aplicação de temáticas referentes a Educação Ambiental no ensino da escola. Posteriomente, aplicou-se a temática em estudo em sala de aula, a partir de métodos didáticos alternativos como por exemplo o uso de palestras e a aula de campo para o contato direto entre a teoria e a prática. Para análise da efetividade do estudo, ocorreu uma socialização em sala de aula, analisando os efeitos e aprendizagem adquirida a partir do conteúdo proposto. Através dos resultados adquiridos, foi possível observar que apesar da relevância da Educação Ambiental para a formação do aluno como um futuro cidadão consciente sobre suas responsabilidades na sociedade, é uma temática pouco abordada ou até mesmo não aplicada em sala de aula, e que a apesar da variação de metodologias alternativas existentes na atualidade, o seu uso ainda não é totalmente adotado no ensino. A proposta deste estudo, visa incentivar a preservação das aves a partir de métodos alternativos no ensino, promovendo o conhecimento e conscientização do educando.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação ambiental;pt_BR
dc.subjectPreservação das aves;pt_BR
dc.subjectOrnitologiapt_BR
dc.subjectEnvironmental education;pt_BR
dc.subjectPreservation of birds;pt_BR
dc.subjectOrnithologypt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRESERVAÇÃO DAS AVES: UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DA ORNITOLOGIA E CONSERVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO POVOADO BEM FEITO, MUNICÍPIO DE FORMOSA DA SERRA NEGRA-MApt_BR
dc.title.alternativeTHE CONTRIBUTION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION TO THE PRESERVATION OF BIRDS: A STUDY ON THE APPROACH TO ORNITHOLOGY AND CONSERVATION IN ELEMENTARY EDUCATION IN POVOADO BEM FEITO, MUNICIPALITY FROM FORMOSA DA SERRA NEGRA-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___ZELMA_MARIA___UFMA_OFC.2.pdfTCC de Graduação977,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.