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http://hdl.handle.net/123456789/6562
Título: | A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO E NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
Título(s) alternativo(s): | TECHNOLOGY AS A LEARNING TOOL IN EDUCATION AND PHYSICAL EDUCATION |
Autor(es): | PINTO, Bruno Fernando Pereira |
Palavras-chave: | Aprendizagem; Tecnologia; Educação; Educação Física Learning; Technology; Education; Physical Education |
Data do documento: | 12-Nov-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Os avanços da tecnologia fazem parte do mundo em que vivemos, tais avanços estendem-se a vários setores da sociedade. Jogos, smartphones, computadores entre outros objetos digitais estão sendo utilizados e tem capacidade de influência também na educação e na aprendizagem. Na Educação Física videogames, celulares, televisores e outros aparatos podem ser utilizados como acrescimento e enriquecimento das aulas. Nesse sentido cabe aos professores conhecerem as contribuições destes recursos, se atualizarem e se preparem para a utilização e integração das novas tecnologias nas aulas e nos ambientes educacionais. Nesta perspectiva o presente estudo trata-se de uma revisão de literatura que aponta as contribuições da tecnologia para a Educação e para a aprendizagem dos conteúdos da Educação Física. Para a busca de informações foram utilizadas as bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), Periódicos Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: aprendizagem, educação, história da tecnologia, tecnologia, NTICS, TICS, tecnologia na educação, realidade virtual e tecnologia na educação física. Concluímos que a inclusão dos mecanismos tecnológicos na escola são enriquecedores e auxiliam, tanto o aluno como o professor no processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia tem sido utilizada na Educação Física como uma ferramenta didática, com o propósito de dinamizar as aulas, proporcionar maior interação, participação, proximidade com as novas tecnologias, assimilação dos conteúdos e melhora na aprendizagem. |
Descrição: | Advances in technology are part of the world we live in. Such advances extend to various sectors of society. Games, smartphones, computers and other digital objects are being used and have the ability to influence education and learning as well. In Physical Education video games, cell phones, televisions and other devices can be used as addition and enrichment of the classes. In this sense, it is up to the teachers to know the contributions of these resources, to update themselves and to prepare for the use and integration of new technologies in classes and educational environments. In this perspective, this study is a literature review that points out the contributions of technology to education and to the learning of Physical Education content. To search for information, the following databases were used: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Capes Journals, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and Google Scholar. The descriptors used were: learning, education, technology history, technology, NTICS, TICS, technology in education, virtual reality and technology in physical education. We conclude that the inclusion of technological mechanisms in the school are enriching and help both the student and the teacher in the teaching and learning process. Technology has been used in Physical Education as a didactic tool, with the purpose of streamlining classes, providing greater interaction, participation, proximity to new technologies, assimilation of contents and improvement in learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6562 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
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