Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARQUES, Elizete Santos-
dc.date.accessioned2023-07-10T18:45:37Z-
dc.date.available2023-07-10T18:45:37Z-
dc.date.issued2019-11-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6565-
dc.descriptionThe playful word comes from the Latin “Ludo” which refers to activities with games and the act of playing. It is a spontaneous and pleasurable activity that enables the individual to interact in the environment in which they are inserted. The child, while playing, engages in situations of cooperation and decision making, often defining the rules of play or play. As a pedagogical tool it provides students with interest, participation, curiosity, facilitating the teaching-learning relationship. This study aims to point out the contributions of the ludic in early childhood education. The same arose from the need for a better understanding of the importance of using these activities in pedagogical practices. As a guideline of our study, we seek to answer the following question: How do playful activities contribute to the development of the teaching-learning process in early childhood education? To answer this question, we chose a literature review study, which seeks knowledge about the intended subject in materials already published, especially books, articles and periodicals such as Maluf (2012), Silva and Pines Júnior (2017), Kishimoto (2018), Rodrigues (2016), Oliveira (2014), Nascimento (2019) among others, as well as official legal documents, such as Law Guidelines and Bases, Child and Adolescent Statute, Common National Curriculum Base, among others, that discuss the theme in question. The research allowed us to conclude that playful activities contribute positively in early childhood education playing an important role in the different experiences of the child's daily life, besides helping the teacher in his daily pedagogical practice.pt_BR
dc.description.abstractA palavra lúdico vem do latim “Ludo” que remete atividades com jogos e com o ato de brincar. É uma atividade espontânea e prazerosa, que possibilita ao indivíduo interagir no meio no qual está inserido. A criança, enquanto brinca, envolve-se em situações de cooperação e tomada de decisões, definindo em muitos momentos as regras do jogo ou da brincadeira. Enquanto ferramenta pedagógica proporciona ao aluno interesse, participação, curiosidade, facilitando a relação ensino aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo apontar as contribuições do lúdico na Educação Infantil. O mesmo surgiu da necessidade de melhor compreensão sobre a importância do uso dessas atividades nas práticas pedagógicas. Como norteamento do nosso estudo, buscamos responder a seguinte questão: como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil? Para responder esse questionamento, optamos por um estudo de revisão de literatura, onde busca-se conhecimentos sobre o assunto pretendido em materiais já publicados, principalmente em livros, artigos e periódicos como Maluf (2012), Silva e Pines Júnior (2017), Kishimoto (2018), Rodrigues (2016), Oliveira (2014), Nascimento (2019) entre outros, bem como documentos oficiais de ordenamento legal, como Lei Diretrizes e Bases, Estatuto da Criança e do Adolescente, Base Nacional Comum Curricular, entre outros, que discutem a temática em questão. A investigação nos proporcionou concluir, que as atividades lúdicas contribuem de forma positiva na educação infantil exercendo um papel importante nas diferentes experiências do cotidiano da criança, além de auxiliar o professor na sua prática pedagógica diária.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLúdico;pt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiras;pt_BR
dc.subjectPrática pedagógica;pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPlayful;pt_BR
dc.subjectGames and games;pt_BR
dc.subjectPedagogical practice;pt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativeTHE PLAYFUL AS A PEDAGOGICAL TOOL IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZETE_SANTOS_MARQUES.pdfTCC de Graduação549,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.