Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCALDAS, Jackeline Jesus-
dc.date.accessioned2023-07-10T19:19:44Z-
dc.date.available2023-07-10T19:19:44Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6569-
dc.descriptionIn the last decade, a significant number of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (Autistic Spectrum Disorder) have been found in school environments. This is due to an earlier diagnosis and the process of inclusion that is guaranteed by the educational laws to these children. it is necessary to look for ways to include and contribute to the quality of teaching given to these students. The objective of the study was to identify pedagogical practices and / or interventions use d to include children with ASD in physical education classes with an emphasis on social interaction. Methodologically, it is characterized as a qualitative descriptive research of the type review of systematic literature, the searches carried out in 5 da tabases: ERIC (Education Resources Information Center), Lilacs (BVS), Scielo, Sport Discus and Google Scholar. In the period from 2009 to 2019; They had as study object children from 3 to 12 years with autism regularly enrolled in educational networks with some impairment in social interaction. The search occurred between August 2018 and February 2019, the data collected were synthesized in tables and tables. In the results found we highlight 8 studies that show successes and difficulties of physical educat ion classes, of these 6 jobs in Portuguese and 2 works in English. We can emphasize that the findings affirm that the game, the toy and activities of playful character, are excellent mediators when it comes to living among the children and Brazil has a sig nificant number of publications on the subject.pt_BR
dc.description.abstractNa última década notou-se um número significativo de crianças diagnosticadas com T.E.A (Transtorno do Espectro Autista) inseridas nos ambientes escolares, isso se dá pelo diagnostico cada vez mais cedo e pelo processo de inclusão que é garantido pelas leis educacionais a essas crianças, deste modo faz-se necessário buscar maneiras de incluir e contribuir com a qualidade de ensino dada a esses alunos. O objetivo do estudo foi identificar práticas e/ou intervenções pedagógicas utilizadas para inclusão crianças com TEA nas aulas de educação física com ênfase na interação social. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa – descritiva do tipo revisão de literatura sistemática, as buscas realizadasem 5 bases de dados: ERIC (Education Resources Information Center), Lilacs(BVS), Scielo, Sport Discus e Google Scholar. No período de 2009 a 2019; Tiveram como objeto de estudo crianças de 3 a 12 anos com autismo regularmente matriculados nas redes de ensino com algum prejuízo na interação social. A busca ocorreu entre agosto de 2018 a fevereiro de 2019, os dados coletados foram sintetizados em tabelas e quadros. Nos resultados encontrados ressaltamos 8 estudos que evidenciam sucessos e dificuldades das aulas de educação física, desses 6 trablhos em português e 2 trabalhos em inglês.Podemos enfatizar que os achados afirmam que o jogo, o brinquedo e atividades de caráter lúdico, são excelentes mediadores no que diz respeito ao convívio entre as crianças e o Brasil conta com significativo número de publicações referentes a temática.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTranstorno autístisco;pt_BR
dc.subjectEducação física;pt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas;pt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectAutistic disorder;pt_BR
dc.subjectPhysical education;pt_BR
dc.subjectPedagogic al practices;pt_BR
dc.subjectInterpersonal relationshipspt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICApt_BR
dc.title.alternativePEDAGOGICAL PRACTICES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION AND ITS CONTRIBUTIONS TO CHILDREN WITH AUTISM: A SYSTEMATIC REVIEWpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE_JESUS_CALDAS.pdfTCC de Graduação458,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.