Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6583
Título: Diego e o mar: projeto gráfico de livro inclusivo adaptado a crianças com deficiências visuais
Título(s) alternativo(s): Diego and the sea: graphic design of an inclusive book adapted for children with visual impairments
Autor(es): COSTA, Eugênia Carina Batista
Palavras-chave: livro infantil inclusivo;
projeto gráfico;
crianças deficientes visuais;
sintaxe gráfica tátil.
inclusive children's book;
graphic project;
visually impaired children;
tactile graphical syntax.
Data do documento: 12-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa de cunho exploratório propôs o desenvolvimento de um material pedagógico inclusivo, de apoio a contação de histórias. Como objetivo principal buscou-se desenvolver um livro infantil inclusivo, onde o projeto gráfico pudesse adaptar o conto "A função da arte", do escritor Eduardo Galeano, de maneira a contemplar a leitura normovisual e a háptica (leitura através do tato) promovendo a integração entre crianças videntes e deficientes visuais. Para alcançá-lo foram adotadas duas metodologias, ambas voltadas para criação de produtos com igual finalidade. Foram empregados os métodos utilizados por Dominique L. Adam e Carolina Calomeno em “Metodologia para adaptação de conteúdo editorial imagético para deficientes visuais”, assim como, a metodologia contida em “Livros Infantis Sem Texto: Dos pré-livros aos livros ilustrados” de Cassia Leticia Carrara Domiciano. Prevaleceu como prioridade para o resultado deste projeto a adaptação às necessidades dos deficientes visuais atribuindo ao livro aspectos de uma sintaxe gráfica tátil.
Descrição: ABSTRACT This exploratory research proposed the development of an inclusive pedagogical material to support storytelling. As the main objective, it tried to develop an inclusive children's book in which the graphic project could adapt the tale "The function of art" by the writer Eduardo Galeano. The purpose was to contemplate normal and haptics (through touch) reading by promoting the integration between normal and visually impaired children. For that, two methodologies were adopted and both were aimed at creating products with the same purpose. We used the methods used by Dominique L. Adam and Carolina Calomeno in Methodology for adapting visual editorial content for the visually impaired children, as well as the methodology present in Children's Books Without Text: From the pre-books to the illustrated books by Cassia Leticia Carrara Domitian. The adaptation to the needs of the visually impaired children prevalence as a priority and that attributed aspects of a tactile graphic syntax to the book.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6583
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EUGÊNIACARINABATISTACOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.