Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6587
Título: Jogo digital educativo para crianças com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Educational digital game for children with autism spectrum disorder
Autor(es): SILVA, Israel Lucas Sousa
Palavras-chave: autismo;
jogos digitais;
educação;
tecnologia assistiva;
inclusão.
autism;
digital games;
education;
assistive technology;
inclusion.
Data do documento: 19-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Estudo sobre a possibilidade do uso de jogos digitais como recursos complementares no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Aborda a questão do autismo, apresentando a história do transtorno, suas características, evolução do diagnóstico, possíveis intervenções, prevalência no território brasileiro e sua relação com a educação. Apresenta o conceito de tecnologia assistiva, traçando um paralelo entre o autismo infantil e a tecnologia assistiva digital. Trata dos jogos digitais, introduzindo sua definição e explorando o lúdico no contexto educacional. Apresenta uma metodologia de design de jogos e de intervenção terapêutica no autismo, detalhando seus princípios fundamentais. Relata a construção de um aplicativo voltado a smartphones e tablets, baseado nas metodologias apresentadas. Discute os resultados dos testes e os contrapõem às diretrizes apontadas pela metodologia de intervenção terapêutica, a fim de validar o uso do jogo digital como recurso capaz de promover a inclusão de crianças autistas e propiciar material para profissionais que lidam com este público-alvo.
Descrição: ABSTRACT Study into the possibility of using digital games as complementary resources to the treatment of children with Autism Spectrum Disorder. Addresses the issue of autism, presenting the history of the disorder, its features, evolution of the diagnosis, possible interventions, prevalence in the Brazilian territory and the connection to the education. Presents the concept of assistive technology, drawing parallels between the autism in children and the digital assistive technology. Addresses the digital game, introducing its definition and exploring the play on an educational context. Presents a methodology of game design and therapeutic intervention on autism, detailing its fundamental principles. Report the construction of an app for smartphones and tablets, based on the presented methodologies. Discuss the results of the tests and cross them with the established guidelines indicated by the therapeutic intervention methodology, in order to validate the use of the digital game as a resource able to promote inclusion of children with autism and provide material to the professionals that deal with this target audience.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6587
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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