Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6589
Título: O caldeirão mágico: desenvolvimento de um jogo educativo em realidade virtual
Título(s) alternativo(s): The magic cauldron: development of an educational game in virtual reality
Autor(es): FIGUEIREDO, João Victor Marinho
Palavras-chave: design de jogos;
jogos educativos;
realidade virtual.
game design;
educational games;
virtual reality.
Data do documento: 21-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As tecnologias relacionadas à realidade virtual vêm se desenvolvendo e popularizando bastante nos últimos anos e com elas a sua utilização em diversas áreas, dentre as quais, a educação. Existe um grande potencial na utilização da realidade virtual como ferramenta de apresentação de recursos didáticos, pois esta possibilita a imersão em ambientes simulados, onde o usuário pode visualizar e interagir com objetos virtuais, tais recursos geram possibilidades infinitas na apresentação de conceitos. É possível simular, por exemplo, uma viagem entre galáxias, ou um mergulho nas profundezas oceânicas, sem sair de sala de aula. Para este trabalho, buscou-se desenvolver uma proposta de jogo educativo para crianças em fase de alfabetização, no intuito de criar um recurso didático que contribua com o ensino de forma mais lúdica.
Descrição: ABSTRACT The technologies related to virtual reality have been developing and popularizing a lot in recent years and with them their use in several areas, among them, education. There is a great potential in the use of virtual reality as a tool for presenting didactic resources, since this allows the immersion in simulated environments, where the user can visualize and interact with virtual objects, such resources generate infinite possibilities in the presentation of concepts. It is possible to simulate, for example, a journey between galaxies, or a dip in the ocean depths, without leaving the classroom. For this work, we tried to develop a proposal of educational game for children in the literacy phase, in order to create a didactic resource that contributes to teaching in a more playful way.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6589
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃOVICTORMARINHOFIGUEIREDO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.