Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6591
Título: Tipografia vernacular: reflexões sobre o processo criativo de um artista de rua maranhense
Título(s) alternativo(s): Vernacular typography: reflections on the creative process of a Maranhão street artist
Autor(es): CÂMARA, Larissa Moreira Lima
Palavras-chave: vernacular;
identidade local;
etnografia;
iconografia.
local culture;
ethnography;
iconography.
Data do documento: 11-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma família tipográfica vernacular por meio de uma pesquisa etnográfica, sobre as noções projetuais e insight do processo criativo, a partir do ponto de vista do artista de rua maranhense - O Pirata da Litorânea. Refletimos sobre a estética vernacular procurando evidenciar aspectos das apropriações no campo, mostrando sensibilidade e acolhimento aos signos, ritmos e artefatos da iconografia popular associados às novas tecnologias. O papel que o designer assume na sociedade, nos propicia um olhar singular sobre a prática dos processos de apropriações que acontecem em prol de estabelecer equilíbrio entre a visualidade popular e a erudita, entre as construções espontâneas e o meio digital, em um processo multifacetado que engloba todos do meio, onde ambas as posições são vistas como partes da mesma cultura. As reflexões teóricas e metodológicas propostas por meio da pesquisa etnográfica, desloca o designer para o meio do processo projetual, direcionando o olhar para questões em relação às manifestações culturais locais, resultando numa abordagem que valoriza questões a respeito da identidade e cultura.
Descrição: ABSTRACT This paper presents the development of a vernacular typeface through an ethnographic research on the projective notions and insight of the creative process, from the point of view of the Maranhão street artist - O Pirata da Litorânea -. We reflect on vernacular aesthetics, searching to highlight aspects of the appropriations in the field, showing sensitivity and acceptance to the signs, rhythms and artifacts of popular iconography associated with new technologies. The role that the designer takes in society, gives us a unique look at the practice of appropriation processes that take place in favor of establishing balance between popular and erudite visuality, between the spontaneous constructions and the digital media, in a multifaceted process that encompasses all of the means, where both positions are seen as parts of the same culture. The theoretical and methodological reflections proposed through ethnographic research, shifts the designer to the center of mediations, directing the eye toward issues on local cultural events, resulting in an approach that values questions about the identity and culture.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6591
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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