Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6594
Título: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Título(s) alternativo(s): CONTRIBUTIONS OF PHYSICAL EDUCATION IN SCHOOL DISORDER ATTENTION DEFICIT AND HYPERACTIVITY
Autor(es): PINTO, Leliliane Rodrigues
Palavras-chave: TDAH;
Educação Física;
Escola;
Criança
DHD;
Physical Education;
School.Children
Data do documento: 11-Nov-2019
Editor: UFMA
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno estudado desde o ano de 1902, por meio do Pediatra George Frederick Still, que tem como sintomas desatenção, hiperatividade e impulsividade. O diagnóstico é feito por um grupo de multiprofissionais e que é identificado na criança em idade escolar. Seu diagnóstico não é tão fácil de ser feito e, o tratamento é realizado por meio de uma associação de intervenções medicamentosa e psicoterapêutica. A Educação Física escolar, através de sua metodologia contribui de maneira efetiva para o manejo dos sintomas. Este estudo trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, que teve como objetivo caracterizar o TDAH identificando as causas, os sintomas, o tratamento e as contribuições da Educação Física escolar. Consultamos as bases de dados: Google Acadêmico, SCielo, livros, revistas eletrônicas e sites especializados e dissertações do período de 2000 a 2019, com os seguintes descritores: TDAH, atenção, criança TDAH. Após o filtro das publicações obtivemos 35 obras, que foram utilizados para a elaboração deste estudo. O estudo nos possibilitou caracterizar o TDAH e a função da Educação Física escolar como auxiliadora no manejo dos sintomas, por meio de prática eficientes como as psicomotoras e as socioesportivas.
Descrição: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a disorder studied since 1902 by Pediatrician George Frederick Still, whose symptoms are inattention, hyperactivity and impulsivity. The diagnosis is made by a group of multiprofessionals who is identified in the school age child. Its diagnosis is not so easy to make and the treatment is performed through a combination of drug and psychotherapeutic interventions. School Physical Education, through its methodology, effectively contributes to the management of symptoms. This study is a literature review research that aimed to characterize ADHD by identifying the causes, symptoms, treatment and contributions of school physical education. We consulted the following databases: Google Scholar, SCielo, books, electronic journals and specialized websites and dissertations from 2000 to 2019, with the following descriptors: ADHD, attention, child ADHD. After filtering the publications we obtained 35 works, which were used for the elaboration of this study. The study allowed us to characterize ADHD and the role of school physical education as an aid in symptom management through efficient practices such as psychomotor and socio-sports.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6594
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILIANE_RODRIGUES_PINTO.pdfTCC de Graduação506,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.