Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6608
Título: A cartografia e a realidade aumentada como recursos para incentivar visitas aos museus de São Luís
Título(s) alternativo(s): Cartography and augmented reality as resources to encourage visits to museums in São Luís
Autor(es): COSTA, Tainara Serra
Palavras-chave: design;
educação;
identidade cultural;
centros de cultura;
níveis emocionais.
education;
cultural identity;
culture centers;
emotional levels
Data do documento: 16-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa de proposta que alia design e tecnologia para promover a educação através das visitas aos museus e centros de cultura de São Luís. Os museus são estruturas fundamentais para preservar a identidade cultural e colaboram no ensino da história, e da arte e preservação de memória individual e coletiva, porém existe um grande número de pessoas que não se sentem instigadas a conhece-los. A proposta de uma cartografia aliada a recursos de realidade aumentada fundamenta-se nos processos de Norman (2008) e Agner (2006), o primeiro ajuda a entender o que tornam as coisas atrativas ou não, como os níveis emocionais interagem e como devem ser trabalhados para despertar interesse. A segunda, trata da relação homem-computador de modo a facilitar a experiência do usuário em uma plataforma digital, esses dois mecanismos visam incentivar o público de maneira geral na busca por conhecimento.
Descrição: Abstract: This paper presents the research proposal that combines design and technology to promote education through visits to museums and culture centers of São Luís. Museums are fundamental structures to preserve cultural identity and collaborate in the teaching of history, art and preservation of individual and collective memory, but there are a large number of people who do not feel instigated to know them. The proposal of a cartography combined with augmented reality resources is based on the processes of Norman (2008) and Agner (2006), the first helps to understand what makes things attractive or not, how emotional levels interact and how they should be worked to arouse interest. The second deals with the human-computer relationship in order to facilitate the user experience on a digital platform, these two mechanisms aim to encourage the general public in the search for knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6608
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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