Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6624
Título: Ensino Remoto: O processo de adaptação dos professores da educação infantil em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): Remote Teaching: The adaptation process of early childhood education teachers in times of pandemic
Autor(es): MORAIS, Ainoã Santos Fernandes de
Palavras-chave: Professor;
Educação Infantil;
Adaptação;
Pandemia
Teacher;
Child education;
Adaptation;
Pandemic
Data do documento: 22-Out-2021
Editor: UFMA
Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender como se deu o processo de adaptação dos professores ao Ensino Remoto no período de Pandemia no âmbito da creche de uma instituição pública da cidade de Imperatriz-MA. A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários aos professores das turmas de creche II, crianças de três anos, para analisar as dificuldades encontradas, pelos professores quanto ao acesso e à utilização das Novas Tecnologias da Informação, identificar as estratégias utilizadas pelos professores para dá continuidade ao processo educativo e analisar como foi realizada a avaliação das crianças no Ensino Remoto. A partir da análise dos dados foi possível constatar que os principais desafios encontrados pelos professores estão relacionados ao uso das ferramentas digitais impostas pela necessidade de isolamento social, bem como obter de forma satisfatória o envolvimento das famílias no processo educativo das crianças. Percebe-se que os docentes conseguiram se reinventar e aderir as tecnologias; a participação dos pais ou responsáveis ainda precisa ser aprimorado, ao considerar o pouco retorno das atividades propostas pelos docentes. Cabe destacar que a participação dos pais ou responsáveis é um fator preponderante no quesito aprendizagem e desenvolvimento das crianças e nesse contexto de pandemia, com o isolamento social, tornou-se ainda mais evidente. Os pais precisaram mediar o processo para que as crianças pudessem avançar e através desse acompanhamento, os professores avaliar esse desenvolvimento e redirecionar o processo educativo.
Descrição: The objetive of this work was to understand how the process of adaptation of teachers to Remote Teaching took place during the Pandemic period within the day care center of a public insttution in the city of Imperatriz MA. public institution in the city of Imperatriz-MA. From a qualitative approach, the data were obtained through the application of questionnaires to teachers of nursery classes II, three-year-old children, to analyze the difficulties encountered by teachers regarding access to and use of New Information Technologies, identify the strategies used by teachers to continue the educational process and analyze how the assessment of children in Remote Education was carried out. From the data analysis, it was possible to verify that the main challenges faced by teachers are related to the use of digital tools imposed by the need for social isolation, as well as to satisfactorily obtain the involvement of families in the children's educational process. It is noticed that the professors managed to reinvent themselves and adhere to technologies; the participation of parents or guardians still needs to be improved, considering the little return on activities proposed by teachers. It is worth noting that the participation of parents or guardians is a major factor in children's learning and development, and in this pandemic context, with social isolation, it has become even more evident. Parents needed to mediate the process so that children could advance and through this monitoring, teachers assess this development and redirect the educational process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6624
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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