Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6629
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dc.contributor.authorMENDES, Alexsandra de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-14T14:45:21Z-
dc.date.available2023-07-14T14:45:21Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6629-
dc.descriptionThrough playful activities there is child learning and, consequently, their development. In addition, with the inclusion of children in recreational activities, they learn to interact with other children, the teacher and other people. The ludic in Early Childhood Education is a relevant topic and we hope that it can arouse curiosity, concerns and new studies. Therefore, the research aims to analyze how teachers perceive recreational activities in early childhood education and the implications arising from these perceptions. In this project, the qualitative approach was chosen. This approach consists of performing the analysis of phenomena, as well as the meanings and evaluation of verbal reports. Data collection was through a semi structured interview. Play, most of the time, was something that would not add anything, would just be a distraction, thus causing it to be left out in the child's education process. Over the years, there was a concern to insert playfulness in Early Childhood Education, due to the assessments that play and games, among others, would be necessary instruments for the development of children in the school environment. Playful education promotes not only the construction of knowledge, but prepares children to be autonomous, to know how to act, communicate, making people healthy for living in society. Therefore, it is important that the theme is developed in studies and discussed so that there is debate and reflection on it.pt_BR
dc.description.abstractAtravés das atividades lúdicas há aprendizagem da criança e, consequentemente, o seu desenvolvimento. Além disso, com a inserção da criança nas atividades lúdicas, ela aprende a interagir com as outras crianças, com o professor e demais pessoas. O lúdico na Educação Infantil é um tema relevante e esperamos que ele possa despertar curiosidades, inquietações e novos estudos. Mediante isso, a pesquisa tem o objetivo de analisar como as professoras percebem as atividades lúdicas na educação infantil e as implicações decorrentes dessas percepções. Neste projeto foi escolhida a abordagem qualitativa. Essa abordagem consiste em realizar a análise dos fenômenos, assim como os significados e a avaliação dos relatos verbais. A coleta de dados foi por meio de uma entrevista semiestruturada. A brincadeira, na maioria das vezes, era tida como algo que não acrescentaria em nada, seria apenas uma distração, fazendo assim com que fosse deixada de lado no processo de educação da criança. Com o passar dos anos houve a preocupação em inserir o lúdico na Educação Infantil, devido as avaliações de que a brincadeira e o jogo, entre outros, seriam instrumentos necessários para o desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. A educação lúdica promove não somente a construção do conhecimento, mas prepara as crianças para serem autônomas, a saberem agir, se comunicar, tornando pessoas saudáveis para o convívio em sociedade. Sendo assim, é importante que a temática seja desenvolvida em estudos e discutida para que haja o debate e reflexão da mesma.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLudicidade;pt_BR
dc.subjectBrincadeiras;pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectJokes;pt_BR
dc.subjectChild Education;pt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.titleO lúdico na educação infantil: percepções e perspectivas dos professorespt_BR
dc.title.alternativeThe ludic in early childhood education: perceptions and perspectives of teacherspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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