Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6631
Título: PIBID: UMA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE EM MÚSICA
Título(s) alternativo(s): PIBID: AN EXPERIENCE OF THE TEACHING PRACTICE IN MUSIC
PIBID: UNA EXPERIENCIA DE PRÁCTICA DOCENTE EN MÚSICA
Autor(es): SANTOS, Caroline Gonçalves da Silva dos
Palavras-chave: Ensino Remoto;
Formação docente;
Pibid
Remote teaching;
Teacher training;
Pibid
Enseñanza a distancia;
Formación del professorado;
Pibid
Data do documento: 12-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente artigo, em forma de relato de experiência, reflete sobre a formação docente a partir da experiência do Pibid do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/ Música da UFMA, Centro de Ciência de São Bernardo, que aconteceu de dezembro de 2020 até abril de 2022, na escola Unidade Integrada Bernardo Coelho de Almeida, localizada na zona rural do município de São Bernardo, Maranhão. Nesse período, o mundo passou por um momento de pandemia, por conta da Covid-19, afetando todas as áreas da sociedade, inclusive a educação. Para as escolas não pararem suas atividades educativas, por conta do distanciamento social, o governo optou pelo Ensino Remoto. Assim, fundamentamos nosso trabalho em Saviani e Galvão (2021), que abordam a educação em tempos de pandemia. Como resultado, percebemos que o programa Pibid possibilitou a aproximação com a docência, fornecendo pistas para enfrentar a realidade já na condição de professores iniciantes, articulando a construção e reconstrução dos saberes docentes na formação inicial em música. __________ Este artículo, en forma de relato de experiencia, reflexiona sobre la formación docente a partir de la experiencia de Pibid de la Licenciatura en Lenguas y Códigos / Música de la UFMA, Centro de Ciência de São Bernardo, que ocurrió de diciembre de 2020 a abril de 2022, en la Escola Integrada Bernardo Coelho de Almeida, ubicada en la zona rural del municipio de São Bernardo, Maranhão. En este período, el mundo atravesó un momento de pandemia, a causa del Covid-19, afectando todos los ámbitos de la sociedad, incluida la educación. Para que las escuelas no detuvieran sus actividades educativas, debido al distanciamiento social, el gobierno optó por el Aprendizaje Remoto. Así, basamos nuestro trabajo en Saviani y Galvão (2021) que abordan la educación en tiempos de pandemia. Como resultado, percibimos que el programa Pibid posibilitó el acercamiento a la profesión docente, brindando claves para enfrentar la realidad ya en la condición de docentes principiantes, articulando la construcción y reconstrucción del saber docente en la educación musical inicial.
Descrição: This article, in the form of an experience report, reflects on teacher training from the experience of Pibid of the Degree in Languages and Codes / Music at UFMA, Centro de Ciência de São Bernardo, which took place from december 2020 to april 2022, at the Escola Integrada Bernardo Coelho de Almeida, located in the rural area of the municipality of São Bernardo, Maranhão. During this period, the world went through a moment of pandemic, due to Covid-19, affecting all areas of society, including education. For schools not to stop their educational activities, due to social distancing, the government opted for Remote Learning. Thus, we base our work on Saviani and Galvão (2021) who address education in times of pandemic. As a result, we realized that the Pibid program made it possible to approach the teaching profession, providing clues to face reality already in the condition of beginning teachers, articulating the construction and reconstruction of teaching knowledge in initial music education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6631
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Caroline.pdfTCC de Graduação562,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.