Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Ariadina da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-14T17:35:23Z-
dc.date.available2023-07-14T17:35:23Z-
dc.date.issued2022-02-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6632-
dc.descriptionThis Course Completion Work has as its theme Educational Games in the Development of school-age children. A work carried out during the Mandatory Curricular Internship in a class of the 2nd year of Elementary School at a municipal public school in Imperatriz/MA/Brazil, in 2019. The research question is: How can educational games help the development of children who attend the 2nd year of Elementary School? In order to answer this question, the following objectives are listed: 1. Know the main theoretical and methodological discussions about games to help the development of children who attend the 2nd year of Elementary School. 2. Demonstrate how games can be used in the development of children in the 2nd year of Elementary School; 3. Evaluate the results obtained with the insertion of educational games in the development of children in the 2nd year of Elementary School. The research, of a participatory nature and qualitative approach, revealed that knowing the main theoretical discussions about games in the aid of the development of children who attend the 2nd year of Elementary School. The research, of a participatory nature and qualitative approach, revealed that knowing the main theoretical discussions about games to help the development of children who attend the 2nd year of Elementary School has fundamental importance for teachers in training and for the ones who are already in the classroom, because theoretical discussions are the foundation for research to be solidly built, having a basis to support and answer questions, in addition to guiding the path to be followed and showing the capabilities of a researcher. The use of these games benefits language development; children learn when they play; they love challenges and, in this way, they strive to develop the necessary skill to solve problems; they are enthusiastic about the games and the discoveries that come from these moments. When evaluating the results obtained with the insertion of educational games in the development of children in the 2nd year of Elementary School, it can be said that the games make a positive difference in the teaching and learning process of children, making them more analytical, with sharper logical reasoning, more cognitively challenged and developed, socially better inserted, and with complete learning.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema jogos educativos no desenvolvimento de crianças em idade escolar. Um trabalho realizado durante o Estágio Curricular Obrigatório em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Imperatriz/MA em 2019. A questão de pesquisa é: De que maneira jogos educativos podem auxiliar no desenvolvimento de crianças que cursam o 2º ano do Ensino Fundamental? Para ajudar a responder tal questão elenca-se os seguintes objetivos: 1. Conhecer as principais discussões teóricas e metodológicas sobre jogos no auxílio do desenvolvimento de crianças que cursam o 2º ano do Ensino Fundamental; 2. Demonstrar como os jogos podem ser utilizados no desenvolvimento de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental; 3. Avaliar os resultados obtidos com a inserção de jogos educativos no desenvolvimento de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza participativa e de abordagem qualitativa, revelou que conhecer as principais discussões teóricas sobre jogos no auxílio do desenvolvimento de crianças que cursam o 2º ano do Ensino Fundamental é de fundamental importância para o docente em formação, como para aquele que já está em sala de aula, pois as discussões teóricas são o alicerce para a pesquisa se construir solidamente, tendo ela, uma base para se amparar e responder perguntas, além de guiar o caminho a ser seguido e mostrar as capacidades de um pesquisador. A utilização desses jogos beneficia o desenvolvimento da linguagem; as crianças: aprendem ao brincar e jogar; adoram desafios e desta maneira se empenham para desenvolver a habilidade necessária para resolução do problema; entusiasmam-se com os jogos e com as descobertas que vem desses momentos. Ao avaliar os resultados obtidos com a inserção de jogos educativos no desenvolvimento de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, pode-se dizer que os jogos fazem diferença positiva no processo de ensino e aprendizagem das crianças, tornando-as mais analíticas, com raciocino lógico mais afiado, o cognitivo mais desafiado e desenvolvido, melhor inserido socialmente, e com uma aprendizagem completa.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem;pt_BR
dc.subjectJogos educativos;pt_BR
dc.subject2º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectTeaching and learning;pt_BR
dc.subjectEducational games;pt_BR
dc.subject2nd year of Elementary Schoolpt_BR
dc.titleO USO DE JOGOS EDUCATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.title.alternativeTHE USE OF EDUCATIONAL GAMES IN DEVELOPMENT OF CHILDREN IN THE 2nd YEAR OF ELEMENTARY SCHOOLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIADINA_DA_SILVA_SANTOS_tcc.pdfTCC de Graduação1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.