Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSENA, Beatriz de Souza-
dc.date.accessioned2023-07-21T12:07:35Z-
dc.date.available2023-07-21T12:07:35Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6635-
dc.descriptionThe research addresses the factors that built the Teaching Identity of Pedagogy students at the Federal University of Maranhão (CCSST). Studying the meanings of Teacher Identity, according to theorists such as Pimenta (1999, 2001, 2006), Nóvoa (1992), Tardif (2002), Saviani (2008), Stockmann (2018), among others who will give life to the research in the course of from work. It presents the history of teaching professionalization in Brazil, as a way to understand how teaching was seen in the country, since its beginning. We analyzed the curriculum of the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão, in order to understand how student education takes place at the institution. The main objective of the research is to understand if the Pedagogy students were able to build their Teaching Identity, being in the 8th and 9th period of the course and which factors contributed or not to this, having as reference the theoretical contributions that underlie the research. The methodology adopted is a survey carried out with UFMA students who were attending 8th and 9th periods. The data collection instrument was an open question form, carried out online.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aborda os fatores que construíram a Identidade Docente dos alunos de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (CCSST). Estudando os significados de Identidade Docente, segundo teóricos, como Pimenta (1999, 2001, 2006), Nóvoa (1992), Tardif (2002), Saviani (2008), Stockmann (2018), entre outros que irão dando vida à pesquisa no decorrer do trabalho. Apresenta a história da profissionalização docente no Brasil, como forma de entender como a docência foi vista no país, desde seu início. Analisamos o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, para entendermos como se dá a formação do discente na instituição. O objetivo central da pesquisa, é entender se os alunos de Pedagogia conseguiram construir sua Identidade Docente, estando no 8º e 9º período do curso e quais fatores contribuíram ou não para tal, tendo como referência, os aportes teóricos que fundamentam a pesquisa. A metodologia adotada é uma pesquisa realizada com os discentes da UFMA, que estivessem cursando 8º e 9º períodos. O instrumento de coleta de dados foi um formulário de questões abertas, realizado de forma online.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectIdentidade Docente;pt_BR
dc.subjectProfissionalização Docente;pt_BR
dc.subjectConstruçãopt_BR
dc.subjectTeaching Identity;pt_BR
dc.subjectTeacher Professionalization;pt_BR
dc.subjectConstructionpt_BR
dc.titleIDENTIDADE DOCENTE DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/CCSSTpt_BR
dc.title.alternativeTEACHING IDENTITY OF UNDERGRADUATE STUDENTS OF THE COURSE OF PEDAGOGY AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO/CCSSTpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ_DE_SOUZA_SENA_tcc.pdfTCC de Graduação1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.