Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6637
Título: Implicações do Estágio na Brinquedoteca Hospitalar para o Processo de Formação do Futuro Pedagogo
Título(s) alternativo(s): Implications of the Internship in the Hospital Toy Library for the Process of Training of the Future Pedagogue
Autor(es): OLIVEIRA, Claudiane Batista Maia de
Palavras-chave: Práticas lúdicas;
Espaço não escolar;
Mediação de aprendizagens
Playful practices;
Non-school space;
Learning mediation
Data do documento: 9-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: A Brinquedoteca Hospitalar consiste em um espaço lúdico e criativo cujo objetivo primordial baseia-se em garantir à criança internada o direito de brincar e, consequentemente, de aprender brincando. Cabe ao pedagogo, que atua no ambiente hospitalar, acolher e oportunizar momentos de brincadeiras para as crianças, as quais se encontram em um quadro clínico que necessite de internação hospitalar. Neste sentido, esta investigação objetivou analisar implicações do estágio realizado por futuros pedagogos da UFMA na brinquedoteca hospitalar do hospital Municipal Infantil de Imperatriz/MA. O trabalho foi realizado durante o período de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na Brinquedoteca do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz. Sabe-se que o período de internação da criança afeta de maneira negativa diversos aspectos de sua vida, dentre eles o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, na busca para alcançar o objetivo proposto, utilizamos alguns teóricos que abordam sobre a pedagogia hospitalar, o papel do pedagogo e o lúdico, tais como, Cunha (1998), Kishimoto (1999), dentre outros igualmente importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Em termos metodológicos utilizamos a pesquisa qualitativa, exploratória, além de pesquisa de campo para maiores aprofundamentos sobre a investigação. O material de pesquisa se constituiu de observações e entrevista semiestruturada com três acadêmicos do curso de Pedagogia da UFMA que estagiaram na brinquedoteca hospitalar Criança Saudável, localizada nas dependências do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz. A partir dos dados gerados foi realizada a análise de cunho descritivo. Os resultados evidenciaram que: a) a atuação do pedagogo em outros espaços, como na brinquedoteca hospitalar, pode contribuir significativamente para seu processo formativo e futura atuação, visto que, este é um espaço não escolar que carece da presença deste profissional; b) o estágio supervisionado possibilita ao futuro pedagogo (re)construir sua identidade profissional, bem como sua práxis por meio de experiências formativas distintas, podendo estas ser em espaços escolares e não escolares; c) por meio de experiências lúdicas e pedagógicas na brinquedoteca hospitalar foi possível mais aprofundamentos sobre a possibilidade de atuação dos futuros pedagogos, bem como de aprendizagens de transcenderam o espaço escolar. Logo, o estágio na Brinquedoteca Hospitalar mostrou-se relevante ao proporcionar momentos lúdicos, de aprendizagens, de interação social, além de oportunizar a melhoria perceptível no quadro clínico das crianças internadas que frequentam a brinquedoteca hospitalar periodicamente.
Descrição: The Hospital Toy Library consists of a playful and creative space whose primary objective is based on guaranteeing the internal child the right to play and, consequently, to learn while playing. It is up to the pedagogue, who works in the environment, to welcome and provide opportunities for children to play, as they are in a clinical situation that needs to be hospitalized. In this study, this investigation or internship study study for future objectives of the UFMA/MA study library of the Municipal Children's Hospital of Imperatriz. The work was carried out during the Supervised Internship of the Pedagogy Course at the Federal University of Maranhão (UFMA) in the Toy Library of the Hospital Municipal Infantil de Imperatriz. It is known that the teaching-learning process of the child in a negative way In this sense, in the search to reach the proposed objective, we use some theorists that approach the hospital pedagogy, the role of the pedagogue and the lucid, such as, Cunha (1998) , Kishimoto (1999), among others equally important for the development of . In methodological terms, we used qualitative and exploratory research, as well as field research for further deepening of the investigation.The research material consisted of observations and semi-structured interviews with three academics from the Pedagogy course at UFMA who were interns at the Criança Saudável hospital playroom, located on the premises of the Municipal Children's Hospital of Imperatriz. From the data generated, a descriptive analysis was performed. The results showed that: a) the role of the pedagogue in other spaces, such as in the hospital toy library, can significantly contribute to their training process and future performance, since this is a non-school space that lacks the presence of this professional; b) the supervised internship allows the future pedagogue to (re)build their professional identity, as well as their praxis through different formative experiences, which can be in school and non-school spaces; c) through playful and pedagogical experiences in the hospital toy library, it was possible to go deeper into the possibility of future pedagogues acting, as well as learning that transcended the school space. Therefore, the internship at the Hospital Toy Library proved to be relevant by providing playful moments, of learning, of social interaction, in addition to providing a noticeable improvement in the clinical condition of hospitalized children who attend the hospital toy library periodically.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6637
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIANE_BATISTA_MAIA_DE_OLIVEIRA_tcc.pdfTCC de Graduação1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.