Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSIMÃO, Diana da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-21T12:39:50Z-
dc.date.available2023-07-21T12:39:50Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6640-
dc.descriptionThis Course Completion Work is a Formation Memorial that focuses on the memories of the school, academic trajectory and in the Pedagogical Residency Program of a student of the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão, at the Imperatriz Science Center. The objectives of this work are: 1. To know the formation memorial device; 2. Reflect, in recollections, my school and academic trajectory and also in the Pedagogical Residency Program; and 3. Analyze the contributions of the Pedagogical Residency Program in my teacher training. As theoretical references I use the work done by Passeggi (2008, 2010, 2011), Prado and Soligo (2005) on memorials; Larrosa (2002), who discusses experience; and Thomson (1997) on narrating. This research is characterized by a qualitative nature with an autobiographical approach, having the student's life trajectory and education as data to be analyzed. The memorial allowed me to remember and realize the importance of personal training for professional training, to identify the relevant points of personal and academic trajectory that provided (self) knowledge, new knowledge, perspectives and perspectives.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalhado de Conclusão de Curso é um Memorial de Formação que tem como foco as memórias da trajetória escolar, acadêmica e no Programa Residência Pedagógica de uma estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, do Centro de Ciências de Imperatriz. Os objetivos deste trabalho são: 1. Conhecer o dispositivo memorial de formação; 2. Refletir, em rememorações, trajetória escolar, acadêmica e no Programa Residência Pedagógica; e 3. Analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente. Como referências teóricas foi utilizado os trabalhos realizados por Passeggi (2008, 2010, 2011), Prado e Soligo (2005) sobre memoriais; Larrosa (2002), que discute sobre experiência; e Thomson (1997) sobre narrar. Esta pesquisa se caracteriza de natureza qualitativa com abordagem autobiográfica, tendo a trajetória de vida e formação da estudante como dados para serem analisados. O memorial proporcionou rememorar e perceber a importância da formação pessoal para a formação profissional, identificar os pontos pertinentes da trajetória pessoal e acadêmica que proporcionaram (auto)conhecimento, novos saberes, olhares e perspectivas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMemorial de formação;pt_BR
dc.subjectFormação docente;pt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormation memorial;pt_BR
dc.subjectTeacher training;pt_BR
dc.subjectPedagogical Residencept_BR
dc.titleMEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA ESCOLAR, ACADÊMICA E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICApt_BR
dc.title.alternativeMEMORIAL OF TRAINING: SCHOOL, ACADEMIC AND THE PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIANA_DA_SILVA_SIMAO_tcc.pdfTCC de Graduação2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.