Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6642
Título: JOGOS DE TABULEIRO NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS E DISSERTAÇÕES QUE TRATAM SOBRE A TEMÁTICA NO PERÍODO DE 2016 A 2022
Título(s) alternativo(s): BOARD GAMES IN THE EARLY YEARS: AN ANALYSIS OF ARTICLES AND DISSERTATIONS DEALING WITH THE THEME IN THE PERIOD FROM 2016 TO 2022
Autor(es): NASCIMENTO, Eduardo Moura do
Palavras-chave: Jogos de Tabuleiro;
Anos Iniciais;
Educação
Board Games;
Early Years;
Education
Data do documento: 14-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: Os jogos de tabuleiro nasceram com uma função pedagógica, e são considerados ferramentas riquíssimas para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, surge o objetivo deste trabalho analisar, a partir da realização de um Estado da Arte, como os jogos de tabuleiro contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes dos Anos Iniciais. Para coleta e análise de dados, foi feito um levantamento bibliográfico de pesquisas do período de 2016 a 2022 que discutem a temática utilizando bases de dados de periódicos, teses e dissertações. Como resultado, foram encontradas 14 produções – 5 artigos e 9 dissertações – que discutem o uso de jogos de tabuleiro nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dentro de projetos, planos de aulas e ações com enfoques educativos. Através de uma apreciação dessas pesquisas, evidenciou-se as contribuições que cada uma delas trazem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos educandos através do uso dos jogos de tabuleiro já consolidados, adaptados e/ou desenvolvidos considerando as possibilidades e os desafios que cercam essa família de jogos. Este trabalho colabora com a superação do desafio da dificuldade de acesso e da disponibilidade de material sobre jogos de tabuleiro, subsidiando a prática docente de professoras e professores que tenham curiosidade e desejo de conhecer e/ou utilizar os jogos de tabuleiro.
Descrição: Board games were born with a pedagogical function, and are regarded as very rich tools for children's learning and development. In this sense, the objective of this work arises to analyze, from the realization of a State of the Art, how the controlled board games for the learning and development of students of the Early Years. For data collection and analysis, a bibliographic survey of research from 2016 to 2022 was carried out that discuss the theme using databases of journals, theses and dissertations. As a result, 14 studies were found – 5 articles and 9 dissertations – that discuss the use of board games in the Early Years of Elementary School within projects, lesson plans and actions with educational approaches. Through a sensation of these researches, it was noted the contributions that each one of them brings for the cognitive, social and emotional development of the students through the use of board games already consolidated, adapted and/or received considering the possibilities and the challenges that surround this family of games. This work collaborates with overcoming the challenge of difficult access and availability of material on board games, subsidizing the teaching practice of teachers who are curious and desire to know and/or use board games.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6642
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO_MOURA_DO_NASCIMENTO_tcc.pdfTCC de Graduação2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.