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http://hdl.handle.net/123456789/6643
Título: | AS MULHERES NO SÉCULO XIX: Um estudo sobre as representações do gênero feminino em três obras de Maria Firmina dos Reis (Úrsula, Gupeva e a Escrava) |
Título(s) alternativo(s): | WOMEN IN THE 19TH CENTURY: A study on gender representations feminine in three works by Maria Firmina dos Reis (Úrsula, Gupeva e a Escrava) |
Autor(es): | MATOS, Erica de Lima de |
Palavras-chave: | Maria Firmina dos Reis; Educação Feminina; Século XIX; Maranhão Maria Firmina dos Reis; Female education; 19th century; Maranhão |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A história da vida de Maria Firmina dos Reis foi marcada por grandes conquistas dentro do contexto social patriarcal do século XIX. A sociedade era organizada para privilegiar os homens e eram eles que constavam majoritariamente na imprensa. Porém, no meio dos intelectuais maranhenses do século XIX destacou-se uma mulher, a quem identificavam como a “Exma. Sra. Maria Firmina dos Reis”. Ela adquiriu respeito através de seu trabalho, como professora de primeiras letras da Vila de São José de Guimarães, escritora e poetisa. Publicou quatro obras, nas quais deu voz às mulheres. A presente pesquisa foi produzida a partir da identificação e análise de fontes do acervo de jornais da hemeroteca digital da Fundação Biblioteca Nacional e do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) visando investigar o protagonismo da professora de primeiras letras Maria Firmina dos Reis na história maranhense, com ênfase na análise sobre as representações das mulheres em três de suas obras: Úrsula (1859), Gupeva, (1861) e A escrava (1887). Os autores que contribuíram para a fundamentação da pesquisa foram: Zin (2016, 2017), Nascimento Morais Filho (1975), Abrantes (2003, 2013), Henrique Leal (1873) e Dunshee de Abranches (1941), os quais possibilitaram uma maior compreensão sobre o assunto. O presente estudo está organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo é abordada a vida de Maria Firmina, suas colaborações nos jornais da época e correções em sua biografia que foram disseminadas por muitos anos sem devida análise; no segundo capítulo, aborda-se sobre a educação da mulher no século XIX, expondo o objetivo pelo qual as mulheres recebiam educação, com destaque à superioridade masculino sobre o sexo frágil, assim denominado. As primeiras escolas femininas da província do Maranhão também recebem destaque nessa parte do trabalho, onde as mulheres pobres e ricas recebiam uma educação igualmente carente, pois adquiriam apenas uma educação para servir o “sexo varonil”. No terceiro capítulo são apresentadas as representações das mulheres, as quais são destacadas de forma explicita em Úrsula, Gupeva e A Escrava. As mulheres de distintas classes sociais e raças, ganham voz em seus romances e passam a narrar suas próprias histórias, fazendo de seus livros verdadeiros protestos na luta pelos direitos sociais dos negros e das mulheres. Constata-se, por meio do estudo, que a instrução no Maranhão, do século XIX, direcionava a educação profissional apenas para figura masculina, e para as mulheres, a educação para o lar. Maria Firmina foi a primeira romancista a publicar um livro genuinamente brasileiro, contendo dilemas sociais e políticos. A partir da publicação de seus livros, que são lançados como forma de protesto contra a escravidão e contra o silêncio da mulher, a autora dá voz ao negro e às mulheres. Os livros e vida de Maria Firmina dos Reis demonstram as dificuldades enfrentadas pela mulher daquele século, explorando uma diversidade de perfis femininos que contrariam a representação monolítica e tradicional de que no século XIX, as mulheres respondiam passivamente ao papel de submissas que a sociedade esperava delas. |
Descrição: | The life history of Maria Firmina dos Reis was marked by great achievements within the patriarchal social context of the 19th century. Society was organized to privilege men and it was they who were the majority in the press. However, in the midst of Maranhão intellectuals of the 19th century a woman stood out, whom they identified as the “Exma. Mrs. Maria Firmina dos Reis". She acquired respect through her work as a teacher of first letters in the village of São José de Guimarães, writer and poet. She published four works, in which she gave voice to women. This research was produced from the identification and analysis of sources of the collection of newspapers of the digital newspaper library of the National Library Foundation and the Archive. Public of the State of Maranhão (APEM) to investigate the role of the first letters teacher Maria Firmina dos Reis in the Maranhão history, with emphasis on the analysis of the representations of women in three of his works: Úrsula (1859), Gupeva (1861) and The Slave (1887). We sought to understand the teaching process of female education from articles and teachers such as Zin (2016/2017), Nascimento Morais Filho (1975), Abrantes (2003/2013) Henrique Leal (1873), Dunshee de Abranches (1941), etc. Which enabled a greater understanding of the subject. The present study is organized by the following form: in the first chapter is addressed the life of Maria Firmina, her collaborations in newspapers of the time and corrections in her biography that were disseminated for many years due analysis; the second chapter discusses the education of women in the 19th century, exposing the purpose for which women received education, highlighting the male superiority over the fragile sex, so called. The first female schools in the province of Maranhão are also highlighted in this part of the work, where poor and rich women received an equally needy education, as they acquired only an education to serve the "manly sex". In the third chapter there are presented the representations of the women, what are detached in the explicit form in Úrsula, Gupeva and A Slave. The women of different social classes and races, gain voice in his novels and start to narrate his histories themselves, doing from his true books protests in the struggle for the social rights of the black men and of the women. It is noted, through the study, which the education in the Maranhão, of the century XIX, direcionava the professional education you punish for masculine figure, and for the women, the education for the home. Maria Firmina went to first novelist to publish a genuinely Brazilian book, containing social and political dilemmas. From the publication of his books, which are launched like the form of protest against the slavery and against the silence of the woman, the author gives voice to a black man and to the women. The books and life of Maria Firmina dos Reis demonstrate the difficulties faced by the woman of that century, exploring a diversity of feminine profiles that contradict the monolithic and traditional representation of which in the century XIX, the women were responding passively to the paper of submissive ones for that the society was waiting from them. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6643 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
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