Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6644
Título: Experiências de uma acadêmica de Pedagogia em um campo de atuação: A brinquedoteca hospitalar
Título(s) alternativo(s): Experiences of a Pedagogy academic in a field of activity: The hospital toy library
Autor(es): SOUSA, Ester Sampaio
Palavras-chave: Estágio Supervisionado;
Pedagogia;
Pesquisa (Auto) biografia
Supervised Internship;
Pedagogy;
(Auto) biographical research
Data do documento: 16-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: A escrita tem por objetivo relatar, analisar e refletir sobre as contribuições do último estágio da Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz-MA, para meu processo como futura pedagoga, abordaremos um campo da pedagogia diferente da sala de aula vivido durante a realização do estágio no Hospital Municipal de Imperatriz: a pedagogia hospitalar. O trabalho resgata as memórias e experiências vividas de uma acadêmica de pedagogia desde antes de se reconhecer como tal até o seu estágio supervisionado realizado no Hospital Municipal de Imperatriz, expõe um referencial para trabalhos na área de pedagogia hospitalar através de relatos de experiência, e destaca a importância do estágio na reafirmação do docente e futuro profissional. Para a pesquisa utilizaram-se narrativas de história de vida, pesquisa descritiva e participante. O trabalho está estruturado nos seguintes tópicos: 1- Introdução, onde é exposto uma visão geral do trabalho, 2- O memorial de formação e suas contribuições no processo formativo de uma acadêmica de pedagogia, neste é abordado sobre o modelo adotado para este trabalho e o motivo de sua escolha, 3- minhas percepções sobre a pedagogia hospitalar: aqui é detalhado sobre a brinquedoteca no período do estágio supervisionado realizado no Hospital Municipal Infantil, o processo de aprendizado ao exercer as atividades com as crianças, ouvir e observá-las e 4- considerações finais onde se destaca a gratidão por este processo de vivências e memórias que jamais serão esquecidas. É a prática, através do estágio, que se tem um termômetro dos saberes obtidos em sala de aula por meio de seus professores, é uma etapa esclarecedora onde muitos reafirmam suas escolhas e decidem seus próximos passos.
Descrição: The writing aims to report, analyze and reflect on the contributions of the last internship at the Federal University of Maranhão de Imperatriz-MA, for my process as a future pedagogue, we will approach a field of pedagogy different from the classroom experienced during the internship at the Municipal Hospital of Imperatriz: hospital pedagogy. The work rescues the memories and lived experiences of a pedagogy academic since before recognizing herself as such until her supervised internship carried out at the Municipal Hospital of Imperatriz, exposes a reference for work in the area of hospital pedagogy through experience reports, and highlights the importance of the internship in the reaffirmation of the teacher and professional future. For the research, life history narratives, descriptive and participant research were used. The work is structured in the following topics: 1 Introduction, where an overview of the work is exposed, 2 The formation memorial and its contributions in the formative process of a pedagogy academic, in this it is approached about the model adopted for this work and the reason of your choice, 3 my perceptions about hospital pedagogy: here it is detailed about the toy library during the period of the supervised internship carried out at the Municipal Children's Hospital, the learning process when carrying out activities with the children, listening and observing them and 4 final considerations where gratitude stands out for this whole process of experiences and memories that will never be forgotten. It is the practice, through the internship, that one has a thermometer of the knowledge obtained in the classroom through their teachers, it is an enlightening stage where many reaffirm their choices and decide their next steps.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6644
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTER_SAMPAIO_SOUSA_tcc.pdfTCC de Graduação1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.