Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Francisco Sérgio Landim dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T13:15:57Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T13:15:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6645 | - |
dc.description | The present work, entitled “The identity construction of an apprentice in training in the pedagogy course of the federal university of maranhão in the city of imperatriz'' based on (auto)biographical studies, aimed to discuss my family experiences and trajectory of school and academic life from my experiences in the course. The research was guided by the following questions: How my experiences were fundamental in my formation. What motivated me to choose the Pedagogy Course. How internships contributed to my training. In this work, the qualitative research methodology was used, as well as a phenomenological approach, based on theorists such as Josso (2004); Nóvoa (2014); Carrilho (2007); Libâneo (1994); Emile Durkheim (2007). The importance of this type of research has revealed great contributions in the area of teacher training. I bring up memories of my trajectory from my childhood toadulthood, and the processes in the course of my school and academic training. I also discuss how my experiences with supervised internships made it possible to build and reflect on my teaching identity, highlighting my development during the Pedagogy Course at the Federal University of Maranhão. In addition to highlighting the contributions of the Internship in Operating Systems Management, Internship in Early Childhood Education Teaching and Internship in Teaching of Initial Grades I and II during my teacher training, I analyze how I, a Pedagogy student, evaluate my participation in internships, my contributions to consider the idea of professional pedagogue allowed me to re-signify my actions. My conceptions about learning led me to think about social aspects related to the student in line with my academic background. My experiences were accompanied by reflections on the facts and events experienced as a result of theinteractions carried out during my training process. I learned from different environments and social groups with which I interacted, with teachers, classmates and even people outside the school context who contributed to my formative and identity process. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado “A construção identitária de um aprendiz em formação no curso de pedagogia da universidade federal do maranhão na cidade de imperatriz’’ fundamentado nos estudos (auto)biográficos, teve como objetivo discorrer a cerca das minhas vivências familiares e trajetória de vida escolar e acadêmica a partir das minhas experiências no curso. A pesquisa foi norteada pelas seguintes indagações: Como minhas experiências vividas foram fundamentais em minha formação. Qual motivo me levou à escolha do Curso de Pedagogia. Como os estágios contribuíram na minha formação. Neste trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa, utiliza-se também abordagem fenomenológica, fundamentado em teóricos como Josso (2004); Nóvoa (2014); Carrilho (2007); Libâneo (1994); Émile Durkheim (2007). A importância desse tipo de pesquisa tem revelado grandes contribuições na área de formação de professores. Trago à tona memórias da minha trajetória desde a minha infância até a idade adulta, e os processos no decorrer da minha formação escolar e acadêmica. Abordo também como em minhas experiências com os estágios supervisionados possibilitaram a construção e reflexão de minha identidade docente, dando destaque ao meu desenvolvimento durante o Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Além de evidenciar as contribuições do Estágio em Gestão de Sistemas Operacionais, Estágio em Docência de Educação Infantil e Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II durante minha formação docente, analiso como eu, estudante de Pedagogia, avalio minha participação nos estágios, minhas contribuições a considerar à ideia de profissional pedagogo permitiram que ressignificasse minhas ações. As minhas concepções sobre aprendizagem me levaram a pensar em aspectos do social relacionada ao aluno em consonância com a minha formação acadêmica. Minhas experiências foram acompanhadas de reflexões em torno dos fatos e acontecimentos vivenciados em decorrência das interações realizadas durante o meu processo formativo. Aprendi com diferentes meios e grupos sociais com os quais interagi, com professores, colegas de classe e até mesmo pessoas fora do contexto escolar que contribuíram em meu processo formativo e identitário. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Construção Identitária; | pt_BR |
dc.subject | Aprendiz em Formação; | pt_BR |
dc.subject | Estágios Supervisionado; | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Identity Construction; | pt_BR |
dc.subject | Apprentice in Training; | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internships; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy Course | pt_BR |
dc.title | A construção identitária de um aprendiz em formação no curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão na cidade de Imperatriz | pt_BR |
dc.title.alternative | The identity construction of an apprentice in formation in the pedagogy course of the Federal University of Maranhão in the city of Imperatriz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO_SERGIO_LANDIM_DOS_SANTOS_tcc.pdf | TCC de Graduação | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.