Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6646
Título: A TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE UM ALUNO SURDO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): THE LIFE PATH AND EDUCATION OF A DEAF STUDENT PEDAGOGY COURSE AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO
Autor(es): SOUSA, Giuliana Araújo de
Palavras-chave: Trajetória de vida e formação;
Surdez;
Ensino Superior
Life path and training;
Deafness;
Higher Education
Data do documento: 13-Fev-2020
Editor: UFMA
Resumo: A trajetória de vida de uma pessoa é pautada, basicamente, nas informações sobre as experiências relacionadas à ela, privilegiando a voz, os sentimentos e tudo que for rememorado. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tratou-se da trajetória de vida e formação de um estudante surdo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia. O problema que norteou a pesquisa é: Como acontece a trajetória de formação de um aluno surdo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão? Cujo objetivo geral é: Compreender a trajetória de formação de um acadêmico surdo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. E os objetivos Específicos são: 1. Conhecer a história de vida do acadêmico; 2. Analisar os obstáculos que o acadêmico enfrenta/ou no decorrer do curso; 3. Analisar os dispositivos que o aluno utiliza/ou para permanecer no curso. A metodologia deste trabalho está pautada na pesquisa biográfica, usando a entrevista, com um estudante surdo, como dispositivo para produção dos dados, as quais foram transcritas; e utilizando o método biográfico com dispositivo de análise dos dados. A pesquisa revelou que, mesmo com as adversidades sofridas pelo estudante em sua trajetória escolar, ele conseguiu aprender Libras e chegou ao ensino superior, com ajuda e empenho de sua família; a Apae foi uma instituição importante para seu desenvolvimento; e no curso de Pedagogia ele tem avançado com o auxílio do intérprete e da tecnologia, faltando aos professores o manuseio da Libras, e da instituição condições para que outros surdos possam ingressar e permanecer nela.
Descrição: The life trajectory of a person is basically based on information about the experiences related to him/her, privileging the voice, the feelings and everything that is remembered. This Work of Conclusion (TCC) was about the life trajectory and formation of a deaf student of the Pedagogy course of the Federal University of Maranhão of the Center of Social Sciences, Health and Technology. The problem that guided the research is: How does the trajectory of formation of a deaf student in the Pedagogy course of the Federal University of Maranhão happen? Whose general objective is: To understand the formation trajectory of a deaf academic in the Pedagogy course of the Federal University of Maranhão. And the specific objectives are: 1. to know the life history of the academic; 2. to analyze the obstacles that the academic faces/or during the course; 3. to analyze the devices that the student uses/or to remain in the course. The methodology of this work is based on biographical research, using the interview, with a deaf student, as a device for data production, which were transcribed; and using the biographical method with data analysis device. The research revealed that, even with the adversities suffered by the student in his school career, he managed to learn Libras and reached higher education, with the help and commitment of his family; Apae was an important institution for his development; and in the Pedagogy course he has advanced with the help of the interpreter and the technology, lacking the teachers' handling of Libras, and the institution conditions for other deaf people to enter and remain in it.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6646
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIULIANA_ARAUJO_DE_SOUSA_tcc.pdfTCC de Graduação275,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.